YOYO TEST, teste criado pela famoso fisiologista Jens Bangsbo


Jens Bangsbo trabalha no Juventus FC

O desempenho no jogo de futebol é bastante influenciado pelo metabolismo aeróbio. Diversos estudos encontraram uma forte correlação do volume máximo do oxigênio com a distância percorrida durante o jogo. Atletas com melhor preparo aeróbio conseguem uma recuperação mais rápida dos esforços de alta intensidade, possibilitando realizar uma atividade mais intensa no decorrer da partida.

Existem vários testes para avaliar a resistência aeróbia, tanto de laboratório como testes de campo. Geralmente os testes de laboratório utilizam testes progressivos em esteiras e bicicletas ergométricas e os testes de campo se utilizam do corridas contínuas (como o teste de Cooper – 12 minutos). Apesar de serem muito utilizados estes protocolos não reproduzem o padrão de atividade realizado durante o jogo nos esportes coletivos, como o futebol, que diminui bastante a especificidade no teste.

Para resolver este problema alguns pesquisadores começaram a desenvolver testes mais específicos com o padrão de atividade realizado no jogo. E o formato que encontraram para a execução do teste foi o de ida e volta (yoyo). Neste tipo de protocolo além de correr os atletas têm que realizar o movimento de mudança de direção. Foram desenvolvidos vários testes neste formato, como o Leger, Soccer test, Beat test e o Yoyo test. Más o protocolo do Yoyo test é o mais utilizado no futebol mundial.

O Yoyo test foi desenvolvido por um famoso fisiologista dinamarquês Jens Bangsbo. Ele criou três tipos de protocolo, com dois níveis de dificuldade em cada tipo. Todos os protocolos são realizados em uma distância de 20 metros. Os atletas executam um esforço de intensidade progressiva e o resultado do teste é a distância total percorrida. A intensidade é controlada através de um som emitido por uma fita cassete. A diferença entre os protocolos é tempo para recuperação e o aumento da velocidade.

No teste contínuo não tem recuperação entre as corridas, porém a velocidade de corrida é mais baixa. No teste intermitente é realizado um intervalo de 5 segundos entre cada ida e volta (40 metros), porém o teste é realizado com uma velocidade maior. Já no teste “recovery” a recuperação entres os tiros é de 10 segundos e a velocidade de corrida é bem alta. Abaixo o video enviado pelo Fisiologista Carlos Vinicius Herdy, onde foram avaliações atetas de futebol sub20 e sub17.

YOYO TESTE – ENDURANCE NÍVEL 01 (20m) – Yo Yo endurance test red tape level 1

YOYO TESTE – ENDURANCE NÍVEL 02 (20m) – Yo Yo endurance test red tape level 2

YOYO TESTE – INTERMITTENT NÍVEL 01 (20m+2,5m) – Yo Yo intermittent endurance test blue tape level 1

YOYO TESTE – INTERMITTENT NÍVEL 02 (20m+2,5m) – Yo Yo intermittent endurance test blue tape level 2

YOYO TESTE – RECOVERY NÍVEL 01 (20m+5m) – Yo Yo intermittent recovery test yellow tape level 1

YOYO TESTE – RECOVERY NÍVEL 02 (20m+5m) – Yo Yo intermittent recovery test yellow tape level 2

Um comentário sobre “YOYO TEST, teste criado pela famoso fisiologista Jens Bangsbo

Deixe um comentário