Por Sarah Ramos – sarah@fisiologistas.com
A AVALIAÇÃO FMS SENDO UTILIZADA NO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO
O Sistema de Movimentos Funcionais (Functional Movement Systems, ou FMS) foi criado em 1995, nos Estados Unidos, pelo fisioterapeuta norte-americano Gray Cook e pelo preparador físico Lee Burton. Inicialmente o sistema de avaliação foi desenvolvido para avaliar e categorizar padrões de movimento em atletas do ensino médio.
Atualmente centros de treinamento de grandes equipes das principais ligas esportivas norte-americanas (NFL, NHL e NBA), além de seleções e equipes de futebol do mundo inteiro, como exemplo, o C.R. Vasco da Gama (categorias de base), C.R Flamengo (profissional) e a Seleção Brasileira Sub-20 de futebol, têm em seus planejamentos esse método de avaliação.
Atleta da Seleção Brasileira SUB-20 realizando o teste.
O objetivo desta avaliação é detectar os desequilíbrios musculares de cada atleta e individualizar os trabalhos preventivos com o intuito de diminuir a incidência de lesões. Se o desequilíbrio não for identificado, o corpo irá compensar, causando movimentos ineficientes. É este tipo de ineficiência que pode causar uma diminuição no desempenho e aumentar os mecanismos para desenvolver uma lesão.
O FMS consiste na avaliação de 7 movimentos fundamentais através de um ranking onde são utilizadas notas de 0 a 3, onde:
0 – é para dor mesmo que o movimento seja perfeito;
1 – é o movimento totalmente compensado;
2 – é o movimento parcialmente compensado;
3 – é o movimento perfeito.
Com base nesses escores, é traçado uma estratégia corretiva objetivando ganhar mobilidade e estabilidade, respectivamente (COOK et al., 2006).
Os 7 testes do FMS:
1-Agachamento profundo
2-Passo por cima da barreira
3-Avanço em linha reta
4-Mobilidade do ombro
5-Elevação da perna estendida
6-Estabilidade do tronco
7-Estabilidade de rotação
Os testes Agachamento profundo, Passo por cima da barreira e Avanço em linha reta, visam à mobilidade e estabilidade articular do atleta durante a execução. Nos testes de Mobilidade do Ombro e Elevação da perna estendida avaliam-se a mobilidade das duas articulações que geram movimentos de maior amplitude no corpo (ombro e quadril). Tanto o teste Estabilidade do tronco quanto o da Estabilidade de rotação possui o objetivo de avaliar a estabilidade do centro do corpo, fazendo com que o indivíduo fique estável e possa proporcionar o acúmulo e distribuição de energia necessária para que esta seja dissipada através dos membros.
Essa avaliação é uma ferramenta bastante interessante não só para o esporte de alto rendimento, pois além da capacidade atlética, visa à saúde de quem está praticando alguma atividade física, diminuindo o risco de lesão para o atleta ou aluno que possa vir descompensar em algum movimento. Assim, trabalhando com exercícios específicos e corretivos, para que haja o equilíbrio muscular e um melhor aproveitamento dos treinamentos individuais.
Referências:
http://mwoveeducation.com/certificacao/fms-functional-movement-screen
The Functional Movement Screen and Exercise Progressions Manual
Texto por: Guilheme Ribeiro