LESÃO MUSCULAR NOS ATLETAS DE FINAL DE SEMANA

Por

LUIZ ALCEU SANTOS CIDREIRA
luizalceu@fisiologista.com

A atividade física nos finais de semana é muito perigosa devido o risco que o sistema musculoesquelético sofre com as sobrecargas impostas pelos exercícios executados e intensidades aplicadas de maneira inadequada no organismo da pessoa sedentária.

O corpo humano é um complexo de músculos  e articulações onde cada um executa as funções. No caso dos músculos temos os agonistas que são os responsável pelos movimentos; antagonistas que liberam o movimento; sinergistas que auxilia o movimento e estabilizador fixam as articulações. Quando a musculatura não está preparada para o esforço, a falta de treinabilidade para o esporte, encurtamento muscular, diferença muscular no músculo agonista e antagonista mais que 20% de força nos menbros inferiores ( quadriceps e isquiotibiais) acontece as lesões musculares ou desvios posturais.

As lesões musculares mais populares nos jogadores amadores são estiramento muscular, contraturas e lesões tendíneas a nivel de tornozelos e joelhos.

Com relação a coluna vertebral  é como se fosse uma árvore com vários galhos, a qual cada ramificação é responsável pelo movimento de um menbro do corpo. Pois a  coluna é composta por disco e inervações. Os músculos mantém a sustentação  destes ossos suportando a gravidade  para que o indivíduo mantenha na posição ortostática. Temos os músculos posturais tonicos como abdominal, grande dorsal e paravertebral que são muito resistente inibindo a fadiga rápida, mas quando há fraqueza muscular por falta de exercício, ocorre um desequilíbrio na musculatura aparecendo os desvios posturais como: cifose, escoliose e lordose aumentando o risco de lesão na coluna.

O importante é fazer atividade física regularmente para que a musculatura se torne resistente e alongada  dando ênfase nos grandes grupos musculares: peitoral, costas, abdominal, glúteo, quadriceps, isquiotibiais e solear.

O atleta  para diminuir o risco de lesão é necessário realizar um trabalho aeróbico de 10 minutos antes da partida seguido de alongamento ativo, preparando o sistema musculoesquelético para o esforço a se realizar.

Um comentário sobre “LESÃO MUSCULAR NOS ATLETAS DE FINAL DE SEMANA

  1. Concordo plenamente com os riscos das atividades de final de semana, portanto necessito urgentemente dos serviços de um personal capacitado e experiente! O senhor poderia me indicar algum?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s