Por Thaís Torres
Yo-Yo test e função endotelial
O futebol reúne uma série de ações que demandam a aplicação de diversos grupos musculares, em intensidades variadas, que caracteriza uma atividade intermitente. Saltos, corridas, cabeceios, chutes, juntos durante 90 minutos, exigem uma capacidade aeróbia desenvolvida.
Um dos parâmetros mais utilizados na avaliação da condição aeróbia é o consumo máximo de oxigênio (VO2max), que expressa a capacidade máxima de captar e utilizar oxigênio, por unidade de tempo. Outros índices como economia de corrida, limiar anaeróbio, também são usados.
Há vários protocolos avaliativos da aptidão aeróbia dos atletas, mas o Yo-Yo Test é o mais comum entre os fisiologistas e preparadores físicos.(1) Ele possui três versões e, geralmente, cada profissional adapta estas modalidades de acordo com a realidade dos seus treinos. É bastante aplicável ao futebol porque pode ser feito na quadra ou em campo numa distância fixa de 20 metros.
O Yo-Yo endurance observa a capacidade de corrida durante um tempo prolongado, o Yo-Yo intermittent endurance avalia atividades intermitentes em longos períodos, e o Yo-Yo intermittent recovery, que é o mais comumente utilizado, inclui pausas a cada 40 metros, geralmente 2x20m, e avalia a distância percorrida. Pela exigência dos sistemas aeróbio e anaeróbio nos testes, muitos pesquisadores colhem dados fisiológicos também, a partir destes testes. Eles costumam observar CK, lactato sanguíneo e muscular.
Devido à demanda de oxigênio para execução dos exercícios, a função endotelial entra em cena, já que o endotélio vascular está relacionado à síntese de componentes vasoconstritores e vasodilatadores, como o óxido nítrico (ON), intimamente relacionado à função endotelial , e diversas doenças cardiovasculares estão relacionadas à baixa disponibilidade de ON.(2)
Em dezembro de 2017, um estudo avaliou se o Yo-Yo test poderia ser relacionado à avaliação de função endotelial, tornando-se uma técnica fácil de obtenção deste resultado.(3)
Os participantes, com 16 anos de idade, foram submetidos às três avaliações: medidas antropométricas (porcentagem de gordura, estatura, peso), avaliação da função endotelial (método de ultra-som, artéria braquial) e Yo-Yo test IR nível 1 (2x20m, com pausas de 10seg). Dentre eles, 13 eram jogadores de futebol e 11 não eram atletas.
Eles puderam perceber que houve diferença entre o grupo de atletas e o grupo controle, em relação à distância percorrida e a % relacionada à função endotelial.
Os resultados levaram o grupo a crer que informações sobre a função cardiovascular mediante dados de função endotelial podem ser obtidas a partir do Yo-Yo test IR1, sendo um teste adequado para esportes intermitentes. Dados consideráveis tendo em vista que a função endotelial está relacionada à cardiovascular e se houver disfunção isso pode afetar o desempenho do atleta.
VEJA os áudios para aplicação do teste:
YOYO TESTE – ENDURANCE NÍVEL 01 (20m) – Yo Yo endurance test red tape level 1
YOYO TESTE – ENDURANCE NÍVEL 02 (20m) – Yo Yo endurance test red tape level 2
YOYO TESTE – INTERMITTENT NÍVEL 01 (20m+2,5m) – Yo Yo intermittent endurance test blue tape level 1
YOYO TESTE – INTERMITTENT NÍVEL 02 (20m+2,5m) – Yo Yo intermittent endurance test blue tape level 2
YOYO TESTE – RECOVERY NÍVEL 01 (20m+5m) – Yo Yo intermittent recovery test yellow tape level 1
YOYO TESTE – RECOVERY NÍVEL 02 (20m+5m) – Yo Yo intermittent recovery test yellow tape level 2
REFERÊNCIAS
- (1) Bangsbo J. Fitness Training for Football: A scientific approach. HO+Storm, Bagsvaerd, 1994.
- (2) Ghisi G, et al . Exercício físico e disfunção endotelial. Bras. Cardiol., São Paulo , v. 95, n. 5, p. e130-e137, Oct. 2010 .
- (3) Vargas W, Rigatto K. Distance on the Yo-Yo intermittent recovery test is associated with flow-mediated dilatation in youth football. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo. V.11 n.71. Suplementar 2. P.960-966, Dez. 2017.