Estudos sobre prevenção de lesões


Por Thaís Torres


Estudos sobre prevenção de lesões

As modalidades esportivas avançam tendo a ciência como suporte indispensável. Seja em esportes aquáticos, no atletismo, em modalidades de luta e esportes coletivos, como o futebol,  os testes e análises de profissionais como fisioterapeutas, fisiologistas, médicos, nutricionistas, psicólogos, dentre outros, não param a fim de que os atletas possam ter seu rendimento aumentado. Outra preocupação dos profissionais são as lesões que estes atletas podem apresentar.

Os estudos avançam e técnicas de recuperação estão presentes nos grandes clubes, mas também há uma grande força voltada para a prevenção de lesões. Programas preventivos estão sendo aplicados aos profissionais e atletas de categorias de base, para que a integridade do atleta seja mantida, para que ele possa desenvolver-se ou compor sua equipe.

Considerando o futebol, os estudos publicados apontam que as lesões mais comuns são nos membros inferiores, considerando o grupamento dos isquiotibiais(1), que realizam a extensão do quadril e a flexão do joelho. Há também diversas revisões sistemáticas sobre o assunto, que apresentam os resultados dos programas de prevenção de lesões, apontando a influência dos exercícios aplicados sobre a incidência de lesões.

Há programas preventivos que são usados recorrentemente, ou mesmo adaptados, que relacionam  flexibilidade, força excêntrica e concêntrica.

lesao

 

Por exemplo, para Askling et al. (2003)(2), os testes duraram 10 meses, considerando pré-temporada e temporada de competições, utilizando um programa de exercícios de força concêntrica e excêntrica; esses pesquisadores observaram diminuição na incidência de lesões.

Para Petersen et al. (2011)(3), o resultado observado foi a diminuição na incidência , porém sem melhorias na severidade das lesões, e o protocolo utilizado durante 10 semanas foi o programa de força excêntrica Nordic Hamstring.

hamstring-strengthening-hamstring-exercises

A procura na literatura científica por formas de prevenção deve ser constante para os profissionais do esporte, pois há muitos exemplos de programa preventivos.


 

(1) Ekstrand J, Hägglund M, Waldén M. Epidemiology of Muscle Injuries in Professional Football Am J Sports Med 2011;39:1226-32.

(2) Askling C, Karlsson J, Thorstensson A. Hamstring injury occurrence in elite soccer players after preseason strength training with eccentric overload. Scand J Med Sci Sports. 2003;13(4):244-50.

(3) Petersen J, Thorborg K, Nielsen MB, Budtz-Jorgensen E, Holmich P. Preventive effect of eccentric training on acute hamstring injuries in men´s soccer. Am J Sports Med. 2011;39(11):2296-303.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s