EXAME DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS NA ESCOLA


 

Por Matheus Ramos


EXAME DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS NA ESCOLA


INTRODUÇÃO

O desenvolvimento motor pode ser compreendido com um processo de alterações no movimento humano, causadas pela interação de componentes genéticos e culturais (GABBARD, 1993). Neste processo, o indivíduo durante todo o seu desenvolvimento, aprimora sua performance motora por meio da progressão de movimentos simples,até a realização de habilidades motoras complexas e organizadas (GALLAHUE; OZMUN, 2005; PAYNE; ISAACS, 2011). Habilidades motoras fundamentais (HMF) como andar, correr, saltar, arremessar e outros padrões fundamentais de movimento, seguem um aprimoramento em estágios graduais de controle motor em uma relação espaço-temporal, decorrente da interação do sujeito com o meio em que vive e das suas características naturais (VIANNA, et al, 2016).

Diversos autores (GABBARD,2000; GALLAHUE, 2002; HAYWOOD;GETCHELL, 2004; PAYNE; ISAACS, 2007;SEEFELDT; HAUBENSTRICKER, 1982), apontam que durante os primeiros anos da educação infantil, as crianças normalmente se encontram na fase de desenvolvimento dos movimentos fundamentais, onde as maiores alterações podem ser observadas no refinamento das habilidades motoras e na combinação destas. Por volta dos seis anos, acredita-se que crianças já possam apresentar uma potencial reprodução da maioria das habilidades motoras fundamentais em um padrão maduro (GALLAHUE; OZMUN, 2005; SEEFELDT;HAUBENSTRICKER, 1982).O desenvolvimento adequado destas habilidades, possibilita ao indivíduo o aprimoramento de seus movimentos corporais, que se apresentam como importantes fatores para a participação eficiente de jogos, danças, atividades recreativas, esportivas e sociais (GALLAHUE, 2003; GALLAHUE; OZMUN, 2005; PAYNE; ISAACS, 2007; SEEFELDT; HAUBENSTRICKER, 1982).

Contudo, estudos apontam que indivíduos que não tiveram experiências ricas de movimento corporal podem ter o seu desenvolvimento motor comprometido (GALLAHUE; OZMUN, 2005; LUCENA et al, 2010). Diante disso, torna-se importante avaliar e identificar a fase de desenvolvimento em que se encontra a criança para assim promover intervenções que auxiliem no aprimoramento de seu repertório motor. O exame motor, neste sentido, pode-se apresentar como um possível aliado para a realização de um diagnóstico.

Com isso, o estudo intitulado como “EXAME DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS DE ESCOLARES”, teve como objetivo identificar o estágio de desenvolvimento motor de crianças de uma comunidade do Rio de Janeiro,por meio de um exame qualitativo de HMF.

MATERIAIS E MÉTODOS

A amostra foi composta por 26 crianças de ambos os gêneros com idades entre 6 e 11 anos. Para o exame dos estágios de desenvolvimento das HMF, foi utilizado o protocolo de McClenaghan e Gallahue (1985), conhecido como Modelo de Avaliação Instrumental dos Movimentos Fundamentais. No processo de coleta das imagens, foi utilizada uma câmera de vídeo, posicionada em um tripé a uma distância que fosse possível a captura de todo o corpo do indivíduo no plano sagital durante a execução das HMF. As HMF analisadas foram: lançamento, recepção, quique, chute, salto horizontal, salto vertical e corrida, as quais foram classificadas de acordo com os padrões de estágios do desenvolvimento motor: inicial, elementar e maduro. Todas as crianças realizaram três execuções de cada habilidade. Após isso, todas as filmagens foram transferidas para um computador pessoal para a realização da análise.

Exemplos de padrões estabelecidos para cada fase de desenvolvimento motor : Inicial, Elementar e Maduro. (Fonte: Gallahue; Ozmun, 2005)

RESULTADOS

Como resultados, foi possível observar que 80% das crianças obtiveram classificação elementar para a execução das ações motoras e apenas 7% obtiveram classificação madura. Desta última classificação, todas as crianças apresentaram idade acima de 8 anos. Estes resultados apontam que o estágio maduro das habilidades motoras fundamentais foi atingido somente em idades mais avançadas, demonstrando uma diferença significativa em comparação com a literatura, que aponta que neste período, os indivíduos já deveriam apresentar um padrão maduro de desenvolvimento motor.

CONCLUSÃO

Os achados do presente estudo podem ser atribuídos aos possíveis diferentes ritmos de desenvolvimento motor, que são influenciados pela individualidade biológica do indivíduo, a provável falta de experiências motoras prévias, além das crianças,atualmente, possuírem espaços cada vez mais restritos para brincar, destinando grande parte do seu tempo para jogos e aparelhos eletrônicos. Neste sentido, torna-se importante que os profissionais de educação física que lidam com este tipo de público estimulem cada vez mais a prática de atividades físicas e motoras específicas ao estágio de desenvolvimento em que se encontra o indivíduo para que sua evolução motora possa ocorrer de forma adequada.


BIBLIOGRAFIA

GABARD, C. Lifelong motor development. Dubuque: Wm. C. Brown, 1993.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3ª ed. São Paulo: Editora Phorte 2005.

HAYWOOD, K. M. & GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed Editora, 3º Ed. 2004, 344 p: 11.

LUCENA, N. M. G. et al. Lateralidade manual, ocular e dos membros inferiores e sua relação com déficit de organização espacial em escolares. Estud. Psicol. (Campinas), v. 27, n. 1, p. 03-11, 2010.

PAYNE, V. G. & ISAACS, L. D. Human motor development: A lifespan approach. Mountain View, CA: Mayfield, 4º ed., 1999.

SEEFELDT, V.; HAUBENSTRICKER, J. Patterns, phases and stages: an analytical model for the study of developmental movement. In J.A.S. Kelso& J.E. Clark (Eds.), The development of movement coordination and control. Chichester: John Wiley& Sons, 1982.

VIANNA, J. A. (Org.) Atividades físicas e rendimento escolar. Porto Alegre: Revolução Ebook, 2016.

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