Por Sarah Ramos
O EXERCÍCIO FÍSICO PARA INDIVÍDUOS OBESOS
Na maioria dos casos a obesidade vem acompanhada por outras doenças, o que torna a situação do indivíduo muito mais delicada. Podemos citar por exemplo, uma grande relação entre obesidade e diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
Quando podemos afirmar que o indivíduo é obeso?
É considerado obeso homens com um percentual de gordura maior que 25% e para as mulheres maior que 32%. Além disso, também existe a classificação através do IMC [IMC= Peso (kg)/ Altura * Altura (m)]:
A obesidade pode ser desencadeada por diversos fatores, mas principalmente pela falência de mecanismos de regulação do peso e o ponto de equilíbrio ponderal mais elevado. Sendo classificada em endógena – anormalidades metabólicas, anormalidades endócrinas, lesões cerebrais (onde encontra-se o centro da saciedade) e genéticas, e em exógena – excesso alimentar e inatividade física.
Indivíduos obesos possuem o balanço energético positivo, onde:
- Balanço energético = energia adquirida – energia gasta
- Balanço positivo = excesso de energia que é convertido em triglicerídeos
Para desequilibrar essa equação podemos reduzir a ingestão calórica para valores menores que o gasto diário, manter a ingestão mas aumentar o gasto (através da atividade física) e combinar esses dois métodos (considerado o ideal).
Como deve ser a prescrição do exercício físico ?
- Deve ser preferencialmente aeróbio, mas a junção de aeróbio + treinamento de força é considerado o ideal – Pode ser feito o treino em circuito, por exemplo;
- Frequência semanal de 3-4 vezes;
- Os exercícios devem ser progressivos – Primeiras semanas de treinamento pode realizar uma caminhada leve que vai sendo substituída para caminha rápida, trotes intervalos até chegar a corrida. Lembre-se que o excesso de peso sobrecarrega as articulações;
- No início utilizar exercícios de baixa intensidade com uma longa duração;
- A programação do treino deve levar em conta a taxa de gasto calórico, para conseguir de formar eficaz desequilibrar o balanço energético.
Como benefícios do exercício físico para indivíduos obesos podemos citar o aumento da taxa metabólica basal, aumento da massa magra, aumento do gasto calórico, redução do apetite, aumento da temperatura central (estimula o centro de saciedade), além dos benefícios clássicos, como a melhora da qualidade de vida, mobilidade, auto-estima, entre outros.
*Não podemos esquecer os princípios do treinamento, como a individualidade biológica. Esse texto é apenas uma base para a orientação do exercício. Procure sempre um profissional de educação física.
Fonte imagem: ReducaoEstomago.com