O EXERCÍCIO FÍSICO PARA INDIVÍDUOS DIABÉTICOS


Por Sarah Ramos


O EXERCÍCIO FÍSICO PARA INDIVÍDUOS DIABÉTICOS


A diabetes é uma doença crônica, divida em dois tipos:

Diabetes Tipo 1: Ocorre quando o sistema imunológico não reconhece as células beta do pâncreas, impossibilitando o mesmo de produzir insulina. Ocorre um aumento da glicose, causando um quadro de hiperglicemia, e é como se o individuo estivesse em estado de jejum. Acomete mais crianças e jovens.

Diabete Tipo 2: O organismo produz sua própria insulina, mas ela não é suficiente ou possui algum tipo de anomalia que não permite a interação com o seu receptor nas células. Está associada a pessoas sedentárias, com hábitos alimentares ruins e sobrepeso.

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A insulina possui importante atuação no organismo. Ela realiza a mobilização de GLUT para a membrana plasmática, transportando a glicose para dentro da célula, atua na síntese de glicogênio, síntese proteica e na síntese de triacilglicerol. Nessa última, a insulina estimula a conversão dos carboidratos e proteínas advindos da dieta em gordura. Nos indivíduos diabéticos, ocorre a diminuição da síntese de ácidos graxos e Acetil-Coa (pela falta ou pela baixa quantidade de insulina), gerando uma grande quantidade de corpos cetônicos (Imagem).

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Regulação da Sintese de Triacilgricerol, sem a insulina esse processo acaba ficando prejudicado.

Quando falamos sobre exercício físico para indivíduos diabéticos existem algumas precauções e orientações a serem seguidas, que são influenciadas pela doença:

  • É indicado realizar sempre o aquecimento e alongamento pré-exercício.
  • Exame de retina anual – sempre questionar o aluno se ele fez.
  • Checar a glicemia antes, durante e após a atividade física – se a glicemia pré exercício estiver muito baixa é indicado a ingestão de carboidratos e a espera até que ela se normalize; se estiver muito alta, esperar até que diminua ou não realizar a atividade física; ao final é importante realizar a medição pois como durante o exercício os estoque de glicose foram depletados o organismo irá repor esses estoques, podendo causar um quadro de hipoglicemia.
  • Equilibrar a dosagem, tipo e local da aplicação da insulina – orientar o aluno a conversar com o médico sobre o horário do exercício para orientações sobre mudanças na dosagem de insulina; não exercitar o membro em que foi aplicada a insulina, logo, se foi aplicado no braço, exercitar os membros inferiores nesse dia e vice-versa.
  • Sempre ter disponível uma rápida fonte de carboidrato de alto índice glicêmico.
  • Evitar se exercitar tarde da noite – aluno pode ter um quadro de hipoglicemia durante o sono.
  • Indicado o treinamento aeróbio em um FC máxima entre 70-85%, com uma duração de 30 a 40 minutos, de preferência todos os dias da semana – quando o individuo diabético fica mais de 72 horas sem treinar, o organismo volta ao estado sem treinamento. Logo, se o individuo tinha diminuído a dosagem de insulina por causa do efeito benéfico do treinamento e ele parar de treinar, irá desenvolver um quadro de hiperglicemia. É importante sempre alertar os alunos sobre isso, principalmente em época de férias e feriados, onde normalmente os indivíduos ficam um tempo sem treinar.
  • Aliado ao treinamento aeróbio é indicado o treinamento de força com uma frequência de 2 a 3 vezes na semana (sempre alternando os dias de treinamento), com uma intensidade moderada/intensa, priorizando os grandes grupamentos musculares – O Treinamento de força irá atuar diminuindo a redução da massa magra, que é característica da doença.

Como benefícios para os indivíduos diabéticos que realizam atividade física podemos citar o aumento da maior sensibilidade a insulina no tecido hepático, adiposo e muscular, auxilio na perda de peso e no controle glicêmico, aumento do condicionamento cardiorrespiratório e muscular, melhora do perfil lipoproteico, controle da pressão arterial, menor risco de trombose, entre outros.


Fonte Imagens: 1) G1.com.br/ Bem-Estar; 2) Unifenas Resumida.

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