TERMOGRAFIA NO FUTEBOL


Por Sarah Ramos


TERMOGRAFIA NO FUTEBOL BRASILEIRO


A termografia, técnica que consiste na avaliação de anomalias térmicas no músculo através de imagens, vem sendo utilizada no meio esportivo com o principal objetivo de acompanhar desgaste físico dos atletas de alto rendimento (Bouzas et al, 2014). A utilização desta técnica é suportada pela explicação de que os processos inflamatórios que ocorrem após a realização de atividades físicas, desencadeiam uma cascata de atividades fisiológicas que influenciam a temperatura da região (Arnaiz, Fernández, López, Gómez, Y Sillero, 2014).

Na imagem 1 pode-se observar visível diferença de temperatura, sugerindo algum processo adaptativo anormal (Imagem 1). Já na imagem 2 observa-se equilíbrio entre os dois membros, sugerindo processo adaptativo normal (Imagem 2).

313

Imagem 1. Imagem termográfica em visão anterior de coxa

4545.JPG

Imagem 2. Imagem termográfica em visão posterior de coxa

Logo, a partir da realização de avaliações termográficas semanais e/ou diárias é possível criar um perfil termográfico de cada individuo e a partir disso, constatar se o atleta encontra-se em um processo de maior desgaste físico ou até mesmo lesionado. O exame também pode ser utilizado como ferramenta no processo de recuperação de lesões musculares e tendinosas, servindo como balizador para avanço nas fases de recuperação de uma lesão.

Alguns times como Cruzeiro, Botafogo, Vasco da Gama, Palmeiras e Corinthians são alguns dos grandes clubes nacionais que utilizam ou já utilizaram essa técnica como forma de acompanhamento dos atletas. Ainda é uma temática nova dentro do futebol brasileiro, mas é uma técnica que vem ganhando espaço e firmando-se. O maior empecilho seria o valor da compra do equipamento, uma câmera específica, que possui um valor que gira em torno de R$30.000,00.

123

Imagem 3. A utilização da técnica de termografia nos clubes de futebol brasileiros


Referências

Arnaiz J, Fernández I, López C, Gómez P, Y Sillero M. Aplicación Práctica de la Termografía Infrarroja en el Fútbol Profesional. Revista de Preparación Física en el Fútbol. 2014; 6-15. ISSN: 1889-505.

Bouzas Marins J C, Andrade Fernandes  A, Gomes Moreira D, Souza Silva F, Magno A. Costa C, Pimenta E M, Sillero-Quintana M. Thermographic profile of soccer players’ lower limbs. Rev Andal Med Deporte. 2014;7(1):1-6.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s