VITAMINA D COMO ACELERADORA DA RECUPERAÇÃO PÓS-EXERCÍCIO


Por Rafael Carpenter


VITAMINA D COMO ACELERADORA DA RECUPERAÇÃO PÓS-EXERCÍCIO


A ciência da nutrição esportiva é uma área de conhecimento que requer uma contínua atualização devido às novas evidências que aparecem com grande velocidade. Um exemplo interessante é o do papel da vitamina D. O conhecimento antigo e ainda prevalente sobre esta vitamina associa seu papel como fundamental para os ossos, sendo que sua carência provoca importantes distúrbios dos quais o principal é a osteoporose.

Recentemente sugiram novas evidências de suas funções, dentre as quais o papel na recuperação pós-exercício. Um estudo recentemente publicado, fruto de uma pesquisa realizada por cientistas ingleses comprovou pela primeira vez a importância da vitamina D na regeneração muscular após a atividade física.

Os cientistas conduziram uma pesquisa com 20 voluntários do sexo masculino que realizaram exercício intenso e foram submetidos a testes no período de recuperação. Os indivíduos também foram submetidos a biópsias musculares que permitiram uma investigação detalhada dos mecanismos de recuperação dos músculos.

Os indivíduos foram estudados antes e após um período de seis semanas de suplementação com vitamina D. Os resultados foram muito interessantes, mostrando um importante efeito de recuperação de força e aceleração da restauração da integridade das células musculares.

diariodenoticias-1024x768

As evidências comprovadas na pesquisa enfatizam a importância de uma alimentação equilibrada que proporcione o aporte adequado dos nutrientes essenciais como os complexos vitamínicos. Fica também evidente que certos nutrientes têm a função de potencializar processos específicos quando se trata de associar o conhecimento da nutrição com a ciência da atividade física.

Referência: Japanese Journal of Physical Fitness and Sports Medicine vol 65 n.1 2016


 Fonte: Globo Esporte/ Eu Atleta

Um comentário sobre “VITAMINA D COMO ACELERADORA DA RECUPERAÇÃO PÓS-EXERCÍCIO

  1. BOA TARDE , SOU PREPARADOR FISICO DE FUTEBOL , TRABALHO COM A CRIOTERAPIA ÁPOS JOGOS E OS RESULTADOS FORAM BONS , MAIS COM O OBJETIVO DE SER ANTIFLAMATORIO , TAMBÉM USO OA CORRIDA LEVE PARA A REMOÇÃO DO ACIDO LÁTICO . GRATO FICO A DISPOSIÇÃO.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s