SPORT, NÁUTICO E SANTA CRUZ APOSTAM EM TECNOLOGIA COMO ALIADA PARA PREVENIR LESÕES


A tecnologia pode ainda não estar presente no futebol durante as partidas. Mas, na preparação das equipes, os equipamentos ganham cada vez mais espaço. Com o auxílio tecnológico, os profissionais dos Departamentos de Fisiologia de Santa Cruz. Náutico e Sport passaram a contar com importante aliado para prevenir as lesões dos atletas.

Os fisiologistas monitoram os atletas desde que chegam aos clubes. Analisadores bioquímicos, Dinamômetro Isocinético, FMS, GPS e termografia… Palavras que não fazem parte do vocabulário dos torcedores, mas que são cada vez mais presentes no dia a dia dos times profissionais.

inaldo-sport-3-1

Esse trabalho de prevenção feito pela fisiologia dos clubes rende bons frutos. O Trio de Ferro conseguiu esvaziar em 2016 os seus Departamentos Médicos por conta de lesões musculares. Os atuais “pacientes são vítimas de outro tipo de problemas – o rubro-negro Gabriel Xavier sofreu um trauma no pé esquerdo, o alvirrubro Adalberto machucou uma vértebra da coluna e o coral Danny Moraes está com caxumba.

Para os fisiologistas Clóvis Calado, do Santa, e Inaldo Freire, do Sport, ambos há mais de 20 anos no futebol, o auxílio da tecnologia é o principal fator para a redução das lesões musculares. “Esses aparelhos dão a possibilidade de mensurar e fazer o trabalho justo para aquele momento’ enfatizou o tricolor.

O principal exemplo é a medição do CK (creatina quinase), através do analisador bioquímico. Exame utilizado pelos três clubes. Só conseguimos vê-la quando o atleta faz um exercício muito extenuante. Cada um tem um índice e quando está triplicado, mostra muita ruptura ou cansaço muscular excessivo’ explicou o tricolor Clóvis Calado.


FONTE: http://blogs.ne10.uol.com.br/torcedor/2016/10/29/fisiologistas/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s