CRIANÇAS E CORRIDA: EXISTE IDADE IDEAL PARA O TREINAMENTO?


 

  Uma grande dúvida dos pais é qual é a idade ideal para as crianças começarem a correr. Pesquisas mostram que, normalmente, uma criança ativa de seis a oito anos de idade tem os valores de VO2 máximo tão elevados ou às vezes até maior do que corredores adultos que treinam cerca de 48km a 64km em uma semana. A visão de que as crianças são fisiologicamente capazes de correr longas distâncias é apoiada por registros de grupos etários em todo mundo. As pesquisas mostram também que as crianças se adaptam fisiologicamente ao treino de resistência e melhoram a performance na corrida.

  A partir desta informação, é possível concluir que as crianças são realmente capazes de treinar e competir em corridas de longa distância. Antes de iniciar os programas de planejamento para crianças, no entanto, deve-se considerar os seguintes pontos: 

– Não há trabalhos que provem que corredores de longa distância devem começar a treinar em uma idade jovem para atingir seu maior potencial. A maioria dos corredores de classe mundial não começam o treinamento até que estivessem na sua plena adolescência. E, com muito poucas exceções, as crianças que possuíam registros de grupos etários para a 5km através da maratona não evoluem para corredores adultos de elite.

– Investigação consistentemente mostra que, antes da puberdade, adaptações fisiológicas ao treinamento nem sempre são correlacionadas com o desempenho em eventos de longa distância. Para as crianças pré-púberes, os fatores que melhor predizem o desempenho na distância está simplesmente relacionada com a maturidade física: mais altas, crianças fortes e mais rápidos levam a vantagem em corridas de distância, assim como eles se destacam em outros esportes, como basquete, beisebol e futebol.

– Embora muitas crianças têm naturalmente altos níveis de condicionamento aeróbico, tornando-os fisiologicamente capazes de realizar atividades de resistência de baixa intensidade, eles são limitados em sua capacidade de gerar energia para as atividades de alta intensidade. O corpo tem dois sistemas principais para a produção de energia durante o exercício: o sistema aeróbio, que opera quando uma quantidade suficiente de oxigênio está disponível para os músculos, e o anaeróbio, que opera quando o suprimento de oxigênio não pode acompanhar a demanda dos músculos durante atividade de alta intensidade. Um dos achados mais consistentes em ciência do exercício pediátrica é que o sistema anaeróbio não está totalmente desenvolvido até que as crianças passem pela puberdade.

kidsmudrun3– Jovens fisicamente imaturos que empreendem grandes volumes de treino intenso estão em risco relativamente elevado para as lesões, crescimento anormal, maturação precoce e desgaste psicológico. Considerando esses pontos, recomendamos que as crianças não comecem o treinamento regular e especializado para corrida de longa distância, pelo menos até que os estágios iniciais da puberdade, por volta de idades de 11 a 13 anos, estejam iniciados.

    De maneira nenhuma estamos dizendo que as crianças menores de 11 anos não deve participar de eventos divertidos, provas infantis e lúdicas na escola ou em corridas da comunidade. Nós encorajamos as crianças de todas as idades a correr por diversão e saúde. Em vez disso, aconselhamos apenas adiar a formação regular, que definimos como mais de três dias por semana durante períodos de vários meses, e formação especializada, o que significa se concentrar apenas em correr.


FONTE: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/10/duvida-dos-pais-qual-e-idade-ideal-para-criancas-comecarem-correr.html

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