Sobrecarga ou Sobrecarregar ?


Por Rafael Carpenter 


SOBRECARGA OU SOBRECARREGAR ?

  Um dos princípios do treinamento é o da sobrecarga, que se caracteriza em expor o indivíduo a um estímulo maior do que ele está adaptado, visando a melhora de uma qualidade física. Seguindo a mesma linha de raciocínio, segundo Ibdem (1995): “ aproveitar o fenômeno da assimilação compensatória ou supercompensação, que por si permite a aplicação progressiva do princípio da sobrecarga, pode ser muito comprometido por uma incorreta disposição do tempo e de aplicação das cargas. O equilíbrio entre carga aplicada e tempo de recuperação é que irá garantir a existência da supercompensação de forma permanente e eficiente.”. 

  Os indícios citados afirmam que a sobrecarga é amplamente necessária para que ocorra a supercompensação, sim, porém quando se trata de treinamento contra resistência e comum ver erros na aplicação desse princípio, onde treinadores e/ou atletas em busca da sobrecarga negligenciam a qualidade do movimento, muitas vezes descompensado, podendo dissipar a tensão do grupo que foi objetivado ou até mesmo gerar algum dano a estrutura, lesão.

corredora-com-dor-no-joelho

   O Músculo interpreta estresse, e não verifica a carga, partindo deste ponto, se verifica a possibilidade de gerar estresse muscular de forma tensional (altas sobrecargas) e metabólico (altos volumes), o que nós da oportunidade de trabalhar com mais uma variável, onde tanto o Estresse tensional quanto metabólico concorrem para o início das sinalizações que no processo de regeneração resultarão na hipertrofia, a supercompensação. Será necessário sempre sobrecarregar as estruturas ?


 

Referências:

DANTAS, Estélio H. M. A Prática da Preparação Física. 3ª edição. Rio de Janeiro: Shape, 1995.

GUEDES JÚNIOR, Dilmar Pinto. Musculação: estética e saúde feminina. São Paulo: Phorte, 2003.

SANTAREM, José Maria. Treinamento de força e potência. In: GHORAYEB, Nabil; BARROS NETO, Turíbio Leite de.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s