Exercícios UNILATERAIS versus BILATERAIS


Por Sarah Ramos – sarah@fisiologistas.com


Existem diferenças de rendimento entre realizar exercícios uni e bilaterais para membros inferiores?


A utilização de exercícios unilaterais em contrapartida aos bilaterais é uma prática que vem crescendo dentro da área do treinamento (McCurdy et al., 2004). Os exercícios unilaterais são considerados uma variação dos exercícios bilaterais e são utilizados em diversos meios, seja por atletas de elite como nas mais diversas salas de musculação espalhadas pelo mundo. E a partir disso surgem os questionamentos: Será que os exercícios unilaterais influenciam as variáveis (força, hipertrofia, potência e resistência) da mesma maneira que os exercícios bilaterais? Os dois tipos de exercícios promovem os mesmos ganhos? Ou será que um é mais vantajoso que o outro?

backsquat

Exercício bilateral (Fonte: Google Imagens)

Bulgarian-DB-Split-Squat

Exercício unilateral (Fonte: Google imagens)

A principio a escolha sobre adicionar um exercício uni ou bilateral no treinamento pautava-se sobre modificar o treino, dar mais motivação ao individuo, onde o exercício unilateral seria apenas uma variação possível do exercício bilateral. Artigos que tentaram responder essa questão observaram que os exercícios uni e bilaterais em indivíduos destreinados e nos membros inferiores, possuem a mesma resposta muscular e hormonal (McCurdy et al., 2005). Contudo, em indivíduos treinados podemos encontrar na literatura científica algumas contradições que geram implicações práticas não tão claras (McCurdy et al., 2010; Jones et al., 2012). A partir disso, Speirs et al. (2016), em seu artigo recentemente publicado, tentaram responder essa dúvida e observaram que em indivíduos treinados  as intervenções de treinamento de bi e unilaterais podem ser igualmente eficazes na melhoria das valências físicas.

Logo, adaptando ao treino, a individualidade e objetivo de cada aluno/atleta podemos concluir que fisiologicamente não fará diferença a utilização de exercícios uni ou bilaterais para os membros inferiores. Vale ressaltar que a área científica atua quebrando paradigmas e estudos de longa duração, esclarecendo adaptações crônicas e benefícios em longo prazo associados com exercícios uni ou bilaterais, são necessários e ainda deixam uma lacuna nessa área.


Referências:

Jones, TM, Ambegaonkar, JP, Nindl, BC, Smith, JA, and Headley, SA. Effects of unilateral and bilateral lower-body heavy resistance exercise on muscle activity and testosterone responses. J Strength Cond Res 26: 1094–1100, 2012.

McCurdy, KW, Langford, GA, Cline, LA, Doscher, M, and Hoff, R. The reliability of 1- and 3RM tests of unilateral strength in trained and untrained men and women. J Sports Sci Med 3: 190–196, 2004.

McCurdy, KW, Langford, GA, Doscher, MW, Wiley, LP, and Mallard, KG. The effects of short-term unilateral and bilateral lowerbody resistance training on measures of strength and power. J Strength Cond Res 19: 9–15, 2005.

McCurdy, K, Kutz, M, Langford, G, Ernest, J, and Torres, M. Comparison of lower extremity EMG between the 2-leg squat and modified single-leg squat in female athletes. J Sport Rehabil 19: 57–70, 2010.

Speirs, DE, Mark, AB, Charlotte, VF  and Anthony PT. Unilateral Vs. Bilateral Squat Training For Strength, Sprints, And Agility In Academy Rugby Players. Journal Of Strength And Conditioning Research 30: 386-392, 2016.

Um comentário sobre “Exercícios UNILATERAIS versus BILATERAIS

  1. A utilização de exercícios unilaterais é uma boa maneira de “igualar” a força e potencia dos membros inferiores. Podemos utilizar a Cadeira Extensora como exemplo. Um indivíduo que por ventura tenha a musculatura do quadríceps de uma perna mais forte que a outra, quando se faz o exercício bilateral a tendência é que a perna mais forte irá compensar a menor força da outra perna na hora de executar o movimento de extensão do joelho. Se o movimento for unilateral isso não acontecerá.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s