Efeitos da combinação de treinamento de força e aeróbico em crianças


Por Sarah Ramos – sarah@fisiologistas.com


Resumo do Artigo: “Concurrent Training in Prepubescent Children : the effects of sequence of strength and aerobic training on explosive strength and VO2max” – Alves et al., 2015.


 

O artigo tem como tema principal a aptidão física em crianças. Acredita-se que a aptidão física seja um fator determinante para o estado de saúde, e seu desenvolvimento através de exercícios físicos tem influencia na vida do futuro adulto. Com isso o estudo tem como objetivo verificar diferentes métodos de treinamento que desenvolvam a força e capacidade aeróbica em crianças pré-púberes  para combater o quadro atual de sedentarismo da população mundial, principalmente crianças e adolescentes.

Com base em estudos anteriores que envolviam treinamentos concorrentes e treinamento em stand-alone os autores identificaram inconsistências nos resultados e a partir disto delinearam um estudo experimental com 168 crianças de 10 a 11,5 anos de uma escola em Santa Clara – Portugal.

Foram divididos 4 grupos, sendo 3 experimentais e 1 de controle. A formação dos grupos foi por meio de randomização, respeitando os critérios de inclusão. Estes critérios incluíram crianças de 10 a 11,5 anos sem doença  pediátrica crônica, limitação ortopédica e sem atividade física extracurricular além de incluir crianças nos estágios I e II de Tanner .

Os 3 grupos experimentais foram chamados de : Grupo de Força, Grupo Combinado 1, Grupo Combinado 2. O grupo de força realizou o treino de força separado, o Grupo combinado 1 realizou o treino de força e depois o treino aeróbico no mesmo dia e sessão , enquanto o grupo combinado 2 realizou o treino de força e depois o treino aeróbico em dias e sessões diferentes. Todos os grupos experimentais realizaram aquecimento de 10 minutos antes de iniciar os treinos e alongamento de 5 minutos após cada sessão de treino. Todos os 4 grupos mantiveram as aulas de educação física duas vezes por semana na escola.

Os grupos fizeram testes antes e após o período de 8 semanas de treinamento. Os testes foram de lançamento de medicine ball, salto em distância, salto contra movimento e Sprint de 20 metros para avaliar força e volume máximo de oxigênio.

Após o período de 8 semanas o grupo de força apresentou resultado significativo para aumento da força, porém não houve diferença no VO2Máx. O grupo combinado 1 aumentou significativamente a força e o VO2Máx assim como o grupo combinado 2. O grupo controle não apresentou qualquer alteração. O grupo combinado 2 apresentou melhora superior ao grupo combinado 1 em relação ao salto contra movimento.

O artigo está em conformidade com os estudos que afirmam que o trabalho da força associado ao treino de capacidade aeróbica promove ganhos. Esta associação porém mostrou ser mais eficaz quando feita em dias e sessões diferentes. Acredita-se também que os estudos que apontaram o treinamento concorrente como prejudicial as adaptações fisiológicas foi em razão da fadiga.

Foi possível concluir que o treinamento combinado é eficaz para o desenvolvimento da força e capacidade aeróbica em crianças pré-púberes, com maior resultado para o treino em diferentes sessões. Este resultado é possível de ser aplicado em treinamentos para jovens atletas, promovendo um desenvolvimento global em cada criança praticante de esporte de alto rendimento.  Contudo o estudo possui limitações quanto a não existir um padrão de treino e protocolo a ser seguido, quanto aos diferentes padrões de crianças que o estudo não abordou e não foi possível elucidar os mecanismos responsáveis para os efeitos observados.


 

Texto: Felipe Moreira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s