Avaliar a idade óssea: Automatização do Método de Tanner-Whitehouse


Por Sarah Ramos – sarah@fisiologistas.com


Resumo do Artigo: “Assessing the Skeletal Age From a Hand Radiograph: Automating the Tanner-Whitehouse Method” – Niemeijer et al., 2003.


 

Uma discrepância importante entre a Idade Óssea e Idade Cronológica pode indicar um distúrbio de crescimento. Tal enfermidade é tratada através de hormonoterapia. Para se obter a Idade Óssea e, em última análise, determinar a indicação ou não do tratamento, um método muito escolhido é o TW3 (neste caso, foi o TW2).

Os autores se propuseram a elaborar um programa ou sistema de computador que agilizasse o processo que, via-de-regra, é conduzido por observador humano. Foram usadas 243 radiografias de mão do Hospital Escola da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica. A amostra era composta por uma miscelânea aleatória de observados do sexo masculino e feminino. A idade variava de 1 a 21 anos, mas a maioria tinha entre 7 e 16 anos.

As imagens foram adquiridas com um aparelho de raio X digital com resolução de 1514 por 2044 pixels ou 2040 por 2570 pixels. Cada uma foi analisada e pontuada por um radiologista usando o TW2. Selecionaram 181 casos para avaliar o estágio da falange média do terceiro dedo da mão esquerda. Os estágios de A a D foram excluídos por contar com poucos exemplos disponíveis, o mesmo ocorrendo com o estágio H. Do total, 71 foram testados; o restante serviu para treinamento do avaliador.

Observadores humanos, utilizando o sistema, classificam as mesmas regiões de interesse em estágios diferentes. A precisão do autor foi superior a do programa de computador. Muitos problemas foram encontrados na tentativa de sistematizar o método Tanner-Whitehouse. A dificuldade em se estabelecer um teste padrão-ouro provou inviável a criação de programa de computador que supere a precisão obtida através da leitura convencional dos métodos mais consagrados.


Texto: Filipe Nunes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s