Leite: A nova bebida do esporte ?


Resumo do Artigo: “Milk: The new sports drink?” – BD Roy, 2008.


 

Artigo 1 - Igor

Introdução

O leite bovino é um dos alimentos mais conhecidos mundialmente, de fácil acesso e preço mais em conta que outras bebidas. A partir disso começou a ser levantado a questão de quais os seus benefícios em comparação a outras bebidas na prática esportiva.

Objetivo

O objetivo do estudo foi mostrar como o leite pode ser tão eficaz ou até mais do que as bebidas comercias já conhecidas para atletas praticantes de esportes de resistência, melhorando a performance e a recuperação do mesmo.

Metodologia 

Foram separados 3 bebidas: 1) leite isento de gordura (500 ml), 2) uma bebida de soja (500 mL) 3) uma bebida desportiva (500 ml).

Os participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos diferentes e treinados 5 dias por semana durante 12 semanas e consumiram a bebida apropriada imediatamente  uma hora após a conclusão de cada sessão de treinamento. Curiosamente, o consumo de leite livre de gordura resultou em maiores aumentos na hipertrofia do músculo, como observado por meio de maiores aumentos nas ares I e II de fibras musculares. Eles também observaram que o grupo que consumiu o leite também ganhou a massa magra e a massa gorda também diminuiu em maior medida.

Vantagens do leite

Recuperação muscular – Por ser rico em carboidratos o leite parece ser uma bebida para exercícios de pós-resistência, efetiva que resulta em alterações agudas favoráveis no metabolismo das proteínas.

Ganho muscular – Quando o consumo de leite pós-exercício é combinado com treinamento de resistência, foram observados maiores aumentos na hipertrofia muscular e massa magra.

Reidratação – Leite desnatado foi mostrado ser tão eficaz, se não mais eficaz, do que as bebidas esportivas comercialmente disponíveis como bebidas de reidratação.

Durante o Treino – O leite também tem naturalmente altas concentrações de eletrólitos, que são naturalmente perdidos através do suor durante o exercício. Também consegue dar uma sensação de saciação melhor do que as outras bebidas.

Conclusão

O leite bovino tem potencial para ser tão eficaz ou até mais que as bebidas ditas próprias para os desportes, mas ainda é preciso estudar um pouco mais os efeitos colaterais a longo prazo.


Imagem: @YLMSportScience

Texto: Igor de Oliveia

Um comentário sobre “Leite: A nova bebida do esporte ?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s