A eficácia dos programas de prevenção de lesões em jovens atletas


Resumo do Artigo: “The Efficacy of Injury Prevention Programs in Adolescent Team Sports: A Meta-analysis” – Soomro et al., 2015.


 

Artigo 1 - Felipe Moreira

O artigo publicado em dezembro de 2015 pelo The American Journal of Sports Medicine, aborda o crescente aumento dos treinamentos e competições para os jovens atletas. Por consequência, o aumento no número de lesões também ocorreu. A literatura apresenta algumas intervenções para a redução deste quadro de lesões e manutenção do atleta de alto rendimento.

Com o objetivo de determinar a eficácia dos programas de prevenção de lesões através de propriocepção, força condicionada, alongamento e aquecimento visando as reduções das taxas de lesões em relação ao tempo de exposição dos jovens atletas de desporto por equipe, o artigo de meta-análise reuniu 10 estudos originais. Os critérios de inclusão foram estabelecidos e a faixa etária de 11 a 20 anos foi escolhida sem a necessidade de especificar o gênero.

O artigo apresenta os resultados da pesquisa como significativos. Os programas de prevenção de lesões associados ao modelo de aquecimento recomendado pela FIFA teve uma redução de cerca de 32% enquanto os outros modelos de prevenção a redução foi de 48%. As pesquisas que abordaram o futebol como esporte de estudo provou que os programas de intervenção reduziu em 30% o número de lesões enquanto nos demais esportes a redução atingiu 51%.

A conclusão do artigo quanto a utilização dos programas de prevenção de lesões é de que são eficazes e que provocam melhorias aos atletas. Ainda que as explicações em relação a eficácia destes programas sejam discutidas as melhorias de flexibilidade, força e equilíbrio são uma realidade e podem ser incorporadas aos trabalhos de treinamento.


Imagem: @YLMSportScience

Texto: Felipe Moreira 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s