Estratégia de Aquecimento


WarmUp

 


Estratégia de aquecimento e Performance de resistência de alta intensidade

O objetivo desse estudo foi avaliar a influência da intensidade de exercícios de aquecimento e a subsequente recuperação na performance de resistência intensa, coletando as variáveis sanguíneas e a resposta do VO2.

A amostra foi composta por 12 homens ciclistas altamente treinados sendo realizada uma estratégia de três aquecimentos durante os 20 minutos antes até 4 minutos no teste de desempenho máximo. Sendo realizado um teste de pico de potência (iPPO) para avaliar o VO2.

A estratégia consistiu em exercícios de moderadas intensidades seguidos por 6 minutos de recuperação (grupo MOD6) ou em exercícios progressivos de alta intensidade seguidos por uma recuperação de 6 minutos (grupo HI6) ou 20 minutos (grupo HI20).

Resultados e implicações práticas foi encontrado que:

  • Antes do teste de desempenho o PH venoso foi mais baixo em HI6 comparado com HI20 e MOD6.
  • Ao mesmo tempo que existiu diferenças para o lactato venoso em HI16, HI20 e MOD6, assim como bicarbonato venoso em HI16, HI20 e MOD6.
  • A potência média de PT em HI16 tendeu a ser relativamente menor do que em HI20 e foi seguidamente menor em MOD6.
  • VO2 total foi maior em HI16 em relação a HI20 e MOD6.

Esses resultados mostram que se recomenda a precaução quando a implementação de exercícios de alta intensidade abrangendo intervalos na “race-pace” e sprinting na rotina de aquecimento, provavelmente devido a mudanças no estado ácido-básico sanguíneo. Isso ocorre especialmente no caso quando são combinados com subsequente recuperação limitada antes da competição enquanto que a extensão de um período de recuperação é advogado desde que melhorou na performance no último minuto do teste quando avaliada a produção de força em 30 segundos de intervalo.


Texto: Sarah Ramos sarahramos@fisiologistas.com

Imagem: https://twitter.com/ylmsportscience

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