Fadiga mental prejudicando o desempenho


Resumo do artigo: Mental Fatigue impairs physical performance in humans – Marcora et al., 2009.


 

A fadiga mental é um estado psicobiológico causada por períodos prolongados de atividade cognitiva exigente e caracterizado por sentimentos subjetivos de “cansaço” e “falta de energia”. Podendo então limitar a tolerância ao exercício, independentemente de qualquer alteração cardiorrespiratória e músculo energética. A partir disso, o artigo possuía como objetivo confirmar experimentalmente a hipótese de que a fadiga mental prejudica o desempenho físico em humanos.

A tolerância a ciclos de exercícios de alta intensidade foi medida após 90 minutos da realização do teste AX – teste contínuo de performance (AX-CPT).  O AX-CPT é amplamente utilizado para induzir o estado de fadiga mental, através da ativação da área do córtex pré-frontal. De modo que foram avaliados a motivação relacionada com as tarefas físicas, percepção de esforço, e os principais fatores fisiológicos associados ao desempenho de exercícios de endurance, incluindo o débito cardíaco.

A amostra do estudo consistiu em 16 indivíduos (homens e mulheres) praticantes de exercícios físicos. Na 1ª visita foi realizado um teste no ciclo ergômetro para medir o pico de VO2 e de potência. Na 2ª visita os indivíduos responderam um questionário sobre o humor, após uma amostra sanguínea foi retirada para verificar a glicose. Então foram separados em dois grupos, sendo direcionados a outras salas e receberam um tratamento (AX-CPT ou tratamento controle), onde foi monitorada a FC. Preencheram novamente um questionário sobre o humor e um sobre motivação, que estava relacionado com a próxima tarefa física e outra amostra de sangue foi colhida. Após os indivíduos foram colocados no ciclo ergômetro e durante a atividade receberam estímulos. Na última visita foram realizados os mesmos procedimentos da 2ª visita. Contudo o tratamento foi o oposto do realizado na visita anterior.

E o que seria o tratamento AX-CPT? É uma tarefa cognitiva onde uma sequências de cartas são apresentadas visualmente uma de cada vez de forma contínua em uma tela de computador. Os participantes sentam na frente de uma caixa de respostas e são instruídos a pressionar o botão direito quando aparecem cartas com as letras corretas (que são previamente escolhidas) e o botão esquerdo do contrário. Como estímulo é dado um prêmio para o melhor desempenho. Enquanto que o tratamento controle consistiu em assistir 2 filmes com um total de 90 min. na mesma tela de computador que foi usada para o AX-CPT.

Como resultado os autores encontraram que a FC maior durante o AX-CPT, o que é uma demanda natural de uma tarefa cognitiva; a glicose sanguínea e vigor diminuíram em ambos os tratamentos, por não serem sensíveis ao esforço cognitivo; a fadiga mental aumentou somente após o AX-CPT, mostrando que 90 minutos de teste foram efetivos na indução da fadiga mental;  o tempo de exaustão foi menor na condição de fadiga mental, o que sugere a hipótese de que uma tarefa envolvendo uma atividade do córtex pré-frontal aumenta a tensão cardiovascular durante o exercício, alterando o metabolismo muscular e reduzindo o desempenho; todas as variáveis fisiológicas mudaram significativamente ao longo do tempo, mas nenhuma delas foi significativamente afetada pela fadiga mental, pois a mesma não afeta o pico de Vo2, ventilação e resposta do lactato.

Dessa forma esse estudo forneceu a evidência experimental de que os limites de fadiga mental, implicam na tolerância ao exercício em seres humanos, através de uma maior percepção de esforço ao invés de serem influenciados por mecanismos cardiorrespiratórios e mecanismos músculo energéticos.

 

Texto: Sarah Ramos Sarahramos@fisiologista.com

Um comentário sobre “Fadiga mental prejudicando o desempenho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s