Hipotermia Induzida & Sono



 

Hipotermia Induzida e sono

Nessa postagem encontramos três infográficos apresentando três artigos distintos, mas que possuem a mesma conclusão: o efeito da crioterapia de forma benéfica na qualidade do sono de atletas.

Na primeira imagem temos um estudo que se desenvolveu da seguinte forma: em duas semanas diferentes atletas altamente treinados de natação fizeram o seu treino usual. Na última sessão de treinamento de cada dia de treino, os indivíduos fizeram uma recuperação sentada, de maneira aleatória, onde um grupo ficou exposto a uma temperatura de 15ºC e o outro foi o grupo controle. Após isso, em cada manhã antes da primeira sessão de treinamento, nesse período de duas semanas, os indivíduos classificavam de forma subjetiva a sua percepção de bem-estar (como exemplo, a qualidade do sono). De acordo com o gráfico presente nessa primeira imagem, é possível perceber que os indivíduos expostos a crioterapia (no gráfico aparecerem como CWI) tiveram uma qualidade de sono significativamente melhor, do que os indivíduos não expostos.

A partir dos dados apresentados no segundo infográfico é possível afirmar que a crioterapia de corpo inteiro pode limitar os distúrbios do sono durante os períodos de sobrecarga, logo mais uma vez é possível observar o seu efeito benéfico.

A terceira imagem apresenta um artigo que avaliou o uso da crioterapia no corpo inteiro para melhorar a qualidade de sono em atletas durante um período de competições de alto nível. Nesse estudo a amostra foi composta por atletas de basquetebol das equipes femininas e masculinas da França, que estavam preparando-se para o campeonato europeu de 2013. A crioterapia foi realizada no período da manhã e/ou à tarde, depois do treino ou da sessão de jogo.  O aumento da qualidade de sono foi constatado na noite seguinte ao tratamento da crioterapia.


Texto: Sarah Ramos sarahramos@fisiologista.com 

Imagem: Altamiro Bottino altamirobottino@fisiologista.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s