Cafeína & Performance


Caffeine bis


Cafeína e desempenho atlético

A imagem ilustra um posicionamento da International Society of Sports Nutrition de 2010, a respeito da influência da cafeína no desempenho de atletas. De acordo com o posicionamento, quando a cafeína é ingerida em um período de 15-60 minutos antes do exercício ela pode aumentar o desempenho de diferentes tipos de atividades, mas deve ser consumida de maneira correta para ser eficiente. Onde o consumo de baixas a moderadas doses é mais benéfico para  aumento do desempenho do que o consumo de doses elevadas.

Durante períodos onde o individuo possui privações de sono, a cafeína atua estimulando o estado de alerta e de vigilância, que foi observado ser uma ajuda eficaz durante os períodos de exercício exaustivo que precisam de atenção permanente. Logo, podemos afirmar que a cafeína é benéfica em exercícios de longa duração e alta intensidade, incluindo esportes coletivos, como o futebol por exemplo.

A cafeína é um recurso ergogênico que ajuda a manter a atividade de resistência máxima além de atuar na redução do tempo de atividades que possuem como característica irem “contra o relógio”. Além desses fatores já apresentados, a cafeína também tem influência de maneira benéfica na ressíntese de glicogênio durante a fase de recuperação do exercício.

Apesar disso, ainda existe uma lacuna na literatura científica quando a cafeína é relacionada a atividades de força e potência. A literatura científica também não comprova que a cafeína induz a diurese durante o exercício. Na verdade, vários estudos não conseguiram demonstrar qualquer mudança na taxa de sudorese, perda total de água, ou variação negativa no balanço líquido que possa afetar negativamente o desempenho, mesmo sob condições de estresse por calor.

 


 

Texto: Sarah Ramos

Imagem: Altamiro Bottino

Fonte Imagem: https://twitter.com/ylmsportscience

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s