Como perceber que a dor pode ser o início de uma lesão


As lesões na corrida acontecem em sua maioria de forma não traumática. Não há uma pancada, uma entorse ou qualquer outro evento que cause e marque o início exato da lesão. Tudo começa com uma dor leve, que não atrapalha muito, mas que com o passar do tempo e dos quilômetros acaba se tornando um limitante para a corrida.

Você é capaz de perceber que essa dor leve pode ser o início de uma lesão? Se você for um corredor com comportamento Tipo A provavelmente não.

Pessoas com comportamento dito Tipo A são extremamente competitivas e tem diminuição da percepção do estado de esforço e supressão de sensações de cansaço e fadiga. Aparentemente corredores com esse tipo de comportamento têm maior risco de lesões recorrentes do que corredores com um menor grau de comportamento Tipo A.

Um corredor com comportamento Tipo A mais pronunciado fica mais inclinado a continuar correndo mesmo com sensação de desconforto ou dor. Enquanto um corredor com comportamento Tipo A mais ameno interromperia as corridas por um tempo devido a esses sintomas. O Tipo A ignora os primeiros sinais de uma lesão, o que acaba agravando-a.

As pesquisas científicas vêm apontando que um comportamento extremamente competitivo está relacionado ao aumento do risco de lesões, mesmo entre amadores. Por isso é muito importante a atenção multiprofissional com corredores que tenham essas características e apresentem lesões repetidamente .

Simplesmente informar o corredor a respeito do risco que ele sofre parece não ser suficiente. É preciso dar uma combinação de informações sobre como detectar os primeiros sinais de uma lesão e orientar, detalhadamente, o que fazer quando os sentir, incluindo dar alternativas de atividade física que não sejam a corrida para um período de recuperação.

Uma sugestão para detectar uma lesão logo no início é abandonar o pensamento de que dor é normal. Cansaço muscular é normal, fadiga após um treino pesado é normal, mas dor, em nenhuma intensidade, deve ser ignorada. Dor é um sinal de alerta. Preste atenção nela. Se no próximo treino ela aparecer de novo, preste mais atenção ainda. Se ela passar, ótimo. Mas se continuar, mesmo que você a considere pequena, diminua o ritmo de treinamentos e procure a opinião de um especialista.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/09/voce-e-capaz-de-perceber-quando-dor-pode-ser-o-inicio-de-uma-lesao.html

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