Avaliação Isocinética do Joelho


O conceito de equilíbrio funcional do músculo tendíneo reflete um parâmetro importante na realização adequada da prática de esportes.

O aparelho isocinético é uma maquina na qual o indivíduo realiza um esforço muscular máximo ou submáximo que se acomoda à resistência do aparelho. A principal característica é a de o aparelho possuir velocidade angular constante, permitindo realizar movimento na sua amplitude articular.

A resistência oferecida pelo atleta examinado é também variável conforme a força realizada em cada ponto da amplitude articular e também diretamente proporcional à força física do individuo.

Quanto mais força aplicada ao aparelho, maior será a resistência que o mesmo devolverá. Mas a velocidade angular é sempre constante, em graus por segundo (°/seg), definida previamente pelo examinador.

Quais as vantagens em se realizar o exame?– As vantagens referem-se à resistência oferecida, que favorece o paciente a trabalhar em um valor submáximo ao arco de movimento doloroso e num valor máximo nas amplitudes não dolorosas.

É possível o desenvolvimento de velocidades de contração muscular mais rápidas e semelhantes a algumas atividades esportivas, como, por exemplo, o chute no futebol.

As indicações para o exame referem-se ao estudo da proporção do equilíbrio muscular agonista/antagonista e na diferença entre os grupos musculares agonistas de um lado comparado ao seu lado contralateral. As avaliações pré-temporadas permitem determinação do equilíbrio muscular adequado.

PARÂMETROS DE ANÁLISE

  • Pico de torque – Representa o ponto de maior torque na amplitude de movimento; medida em newton-metro (Nm);
  • Trabalho – Representa a energia realizada no esforço muscular durante o movimento (produto do torque pelo deslocamento angular); é expresso em joule (J);
  • Potência – É o resultado do trabalho realizado dividido pelo tempo expresso em watt (w). A velocidade angular é diretamente proporcional à potência, ou seja, quanto maior a velocidade angular, maior a potência; quanto menor a velocidade angular, menor a potência.

Relação de equilíbrio agonista/antagonista– Representa a proporção entre tais grupos existindo para cada articulação. Por exemplo, no joelho a relação entre o pico de torque dos flexores/extensores é por volta de 60%, ou seja, o valor absoluto do pico de torque dos grupos musculares anteriores da coxa (numerador) dividido pelo posteriores da coxa (denominador) resulta num valor em percentagem igual a 60. Portanto, a diferença entre os extensores (mais fortes) e os flexores (mais fracos) é de 40%.

Aplicabilidade em atletas e esportistas– O teste isocinético tornou-se mais conhecido e vem sendo utilizado cada vez mais por treinadores e equipe médica ligada diretamente a atletas de alto rendimento como ferramenta preventiva, principalmente no período denominado pré-temporada. Também é usado na chegada de atletas novos aos clubes, visando minimizar a chance de lesões.

O equilíbrio muscular agonista/antagonista, a comparação entre os lados direito e esquerdo e a necessidade do retorno adequado à atividade esportiva pós lesão ou no pós-operatório, com níveis semelhantes ou superiores de condicionamento e aptidão física, são objetivos do atleta e de sua equipe multidisciplinar para serem atingidos.

Para esportistas em geral ou para pessoas que desejem ingressar em determinado esporte, o teste é indicado para a correção de determinados desequilíbrios musculares. Exemplos clássicos são as relações agonista/antagonista do joelho em corredores de rua. Sabe-se que uma alteração no neste índice pode levar a doenças como a Tendinite Patelar, condromalacia e a lesões musculares, principalmente das cadeias posteriores da coxa durante o “sprint”.

Fonte: webrun.com.br/h/noticias/entenda-o-que-e-a-avaliacao-isocinetica-do-joelho/14539

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s