Resfriar o corpo antes de se exercitar pode melhorar desempenho no treino


A temperatura ambiente tem grande influência na tolerância ao exercício. As baixas temperaturas podem provocar queda na performance, inclusive precipitando muitas vezes uma maior incidência de lesões e prejudicando o rendimento.

Por outro lado, as temperaturas elevadas representam um grande adversário, principalmente para os praticantes de atividades de intensidade moderada a intensa que ultrapassem 30 minutos de duração.

Com o objetivo de investigar os efeitos da redução da temperatura na melhora do desempenho, um grupo de pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA, conduziu um estudo que foi recentemente publicado. Os pesquisadores avaliaram os efeitos de 15 a 20 minutos de submersão em um tanque com água mantida na temperatura de 14ºC a 17ºC nas variáveis cardiorrespiratórias determinantes do desempenho físico em testes de esforço conduzidos em laboratório.

O resultado da submersão em água com baixa temperatura era uma redução tanto da temperatura da pele quanto da própria temperatura central dos voluntários. Os teste de esforço conduzidos após o “banho frio” foram comparados com testes realizados pelos mesmos indivíduos sem o resfriamento prévio.

Os resultados obtidos foram extremamente interessantes. Quando o esforço físico era realizado após o resfriamento, a frequência cardíaca era mais baixa, e a elevação da temperatura durante o exercício era significativamente atenuada, o que certamente determina uma menor perda de líquidos e menor risco de desidratação.

O resultado prático era uma significativa melhora do desempenho. Os autores baseados nas conclusões do estudo preconizam  o “resfriamento” prévio que resulte em redução da temperatura como uma estratégia para melhora de desempenho, principalmente quando a atividade é realizada em ambientes com temperatura elevada.

Fonte: globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/07/baixa-temperatura-pode-aumentar-o-risco-de-lesoes-e-reduzir-desempenho.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s