Exercícios x Inverno


Conhecendo-se os mecanismos que podem lesionar o corpo, podemos solucionar os riscos advindos do frio. Sabe-se que no inverno ocorre um aumento significativo da incidência de algumas doenças. Em geral são as chamadas de infecciosas (por vírus e bactérias), porque há a diminuição da imunidade do organismo em consequência do frio. São consideradas perigosas para crianças, idosos e debilitados em geral, como também para os portadores de doenças do aparelho circulatório, como pressão alta, doenças das coronárias (angina/infarto, cirurgias cardíacas ou angioplastias), além de doenças crônicas, como o diabete por exemplo. Desde Hipócrates, que vislumbrou esse fato epidemiológico há mais de 2500 anos, que a Medicina tem atenção especial para o inverno.

O corpo humano tem sua temperatura normal 36,5ºC. Se baixar disso, o metabolismo fisiológico deixa de produzir energia suficiente para manter a temperatura interna do corpo, levando a sérias consequências:

– a coordenação motora se torna deficiente;
– as reações físicas e mentais ficam bem mais lentas;
– ocorre sensação de calafrios mais intensos;
– surge séria confusão mental;
– grande risco de parada cardíaca que, se não for atendida e ressuscitada em minutos, pode ser fatal.

Aqueça de dentro para fora: beba líquidos aquecidos – chá, café, chocolate quente, sopa- antes e após os exercícios ao ar livre.
O esportista que se exercita no inverno, deve saber que no rosto, mãos e pés estão os mais sensíveis sensores de temperaturas, justamente onde devemos nos proteger mais das baixas temperaturas. A ingestão de bebidas alcoólicas destiladas não aquece ninguém, ao contrário do que se pensa. O álcool é um vaso dilatador da pele exposta ao frio e, na verdade científica, provoca maior perda do calor. O sangue mais frio segue para o interior do corpo e rebaixa a temperatura geral, portanto bebidas alcoólicas não aquecem o corpo.

A sensação de calor causada pelas bebidas destiladas é a sensação de queimação que se sente, que na verdade é o sintoma de leve esofagite ou gastrite aguda devido ao álcool ingerido. Essa falsa sensação de calor nos induz a acreditar que o organismo está aquecido, o que não é verdade. Assim, o perigo real é que um indivíduo alcoolizado não sente frio, podendo ter até hipotermia e suas graves consequências.

Fica claro que só a ingestão de líquidos aquecidos (chá, chocolate, leite) realmente esquenta o corpo. No inverno, o ar está mais seco e necessitamos de reposição hídrica constante, mesmo que aparentemente se perca pouca água pelo suor. Nas emergências por grave hipotermia, o indivíduo deve se agasalhar imediatamente com materiais térmicos e administrar líquidos aquecidos pela boca.

Exercícios de força e aeróbicos no frio 

No inverno, exercícios físicos são recomendados entre 20ºC e 25ºC e devem ser feitos com cuidado. Pelas possíveis dificuldades respiratórias das baixas temperaturas e vento frio, recomendamos:

– aquecimento muscular, intensificando os exercícios progressivamente;
– respiração nasal de preferência;
– vestimentas adequadas (mãos, pés e rosto) para se proteger da perda rápida de calor que ocorre durante a atividade física;
– ingestão de líquidos. IMPORTANTE, sendo melhor se aquecidos, pré e pós-exercício.

Fonte:globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/06/pratica-de-exercicios-no-inverno-exige-cuidados-por-risco-de-parada-cardiaca.html

 

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