Exercício aeróbico antes ou depois de malhar?


Não é incompatível conciliar as duas atividades, e que a realização das duas modalidades no mesmo treino pode ser perfeitamente praticada

correr12Uma situação muito comum na prática de atividade física é a necessidade de conciliar o exercício aeróbico com os de musculação. Sempre que esta situação ocorre fica a dúvida de qual atividade realizar primeiro. É fundamental entender que os dois modelos de atividade são sustentados por mecanismos energéticos diferentes e que sempre vai existir uma repercussão de um tipo de solicitação em relação à outra.

No exercício aeróbico, a energia é produzida pela queima de carboidratos e gorduras com oxigênio, enquanto que a energia utilizada para exercícios com pesos é gerada pela utilização anaeróbica da glicose produzindo ácido lático e também pela quebra da molécula da creatina-fosfato armazenada nas células musculares.

Se o exercício com pesos for feito primeiro, os músculos utilizados vão acumular ácido lático e vai existir uma repercussão no desempenho do exercício aeróbico se estes mesmos músculos forem utilizados. Isto não significa que o aeróbico não terá resultado ou benefício, porém o desempenho pode ser prejudicado.

Se o aeróbico for feito antes, e os músculos utilizados acumularem acido lático, a realização subsequente de exercícios com pesos com os mesmos músculos também pode ser comprometida. Porém, da mesma forma, não se pode dizer que não haverá benefício.

Se o aeróbico for de uma intensidade que não acumule ácido lático, e as reservas de carboidrato dos músculos não forem comprometidas, a repercussão será minimizada. A alternativa que sempre atenderá de forma mais adequada aos dois modelos de atividade será, na medida do possível, alternar grupos musculares nas duas atividades.

Por outro lado, existe também a recomendação de fazer primeiro a atividade que seria prioridade em relação aos objetivos a serem atingidos. Se o objetivo primário for o condicionamento cardiorrespiratório, faça primeiro o aeróbico. Se o maior objetivo for aumento de força e ganho de massa muscular, fazer primeiro exercícios com pesos.

A conclusão é que não é incompatível conciliar as duas atividades, e que a realização das duas modalidades no mesmo treino pode ser perfeitamente praticada.

Fonte: globo.com

turibio_barros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s