Risco de ter câimbras no verão é maior


100711final_holxesp_f_067As câimbras costumam ser comuns durante a prática de atividade física no verão, principalmente ao ar livre. Elas possuem causas multifatoriais, mas a desidratação é uma das teorias que explicam o que acontece no organismo.

“Isso acontece porque no calor transpiramos mais e desidratamos facilmente, além de água, neste processo há perda de sais minerais”, informa o fisiologista do esporte Diego Leite de Barros, do Hospital do Coração, em São Paulo. “As funções de contração e relaxamento precisam de água, sua falta implica em espasmos, o que explicaria as câimbras”

Durante a transpiração excessiva, também se perde certa quantidade de eletrólitos (sais). A falta deles pode comprometer o equilíbrio dos fluídos corporais, desencadeando também as dolorosas câimbras. Usualmente essas contrações involuntárias afetam os membros inferiores, mas braços, mãos e pescoço também podem ser acometidos.

Assim como as altas temperaturas, o frio (por deixar a musculatura mais tensa), a compressão das raízes nervosas, a carência de sais minerais na alimentação e uso excessivo de diuréticos que fazem com que as pessoas percam maior quantidade de potássio, também estão por trás do transtorno. Além disso, as câimbras são comuns em gestantes, diabéticos, pacientes com insufiência renal, entre outros.

Como se prevenir e atenuar a dor

A falta de potássio, cálcio ou magnésio na dieta alimentar também podem explicar essas contrações, é importante dar atenção especial à alimentação. “O ideal é seguir um cardápio balanceado dando atenção para a ingestão regular de frutas e verduras, que são alimentos ricos em vitaminas e sais minerais – nutrientes importantes para o funcionamento dos músculos e do organismo em geral”, aconselha o fisiologista.

A teoria metabólica também é usada para explicar esse tipo de espasmo muscular. Neste caso, as câimbras ocorreriam quando o músculo fica “intoxicado” por metabólitos provenientes da atividade contrátil, como por exemplo, o ácido láctico.

Outras maneiras de prevenção inclui a hidratação, principalmente antes, durante e depois da atividade física. “Quem se exercita de forma intensa e regular pode recorrer aos isotônicos ricos em sais minerais. Para quem pega mais leve, a água já é suficiente para repor a quantidade de líquido perdida “, informa.

E como diminuir o desconforto?

“A massagem na área afetada em movimento circulares consegue promover o relaxamento da musculatura, aliviando a dor”, esclarece Barros. Outra dica: quando as câimbras acontecem nas pernas, a pessoa deve ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida, dobrando o joelho para estirar os músculos. Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, e esticá-la e puxar os pés para trás com as mãos.

De acordo com o fisiologista, as câimbras não acometem somente os atletas. “Uma contração involuntária desse tipo enquanto a pessoa estiver nadando no mar pode ser perigosa e resultar em afogamento”, alerta o especialista.

Curiosidades

– Na hora de se hidratar, evite recorrer a chás, refrigerantes, café ou álcool – bebidas com efeito diurético que acabam por nos desidratar.

– Não continue correndo ao sentir dor provocada por câimbras, o ideal é parar, ingerir líquidos e usar compressas geladas de água (toalhas molhadas) para resfriar o corpo.

– Uma condição séria é a exaustão pelo calor. Entre os sintomas: tonturas, arrepios, enjoos, dores de cabeça, falta de coordenação de movimentos,perda de força muscular, câimbras e aumento da frequência cardíaca.

– Não ignore também os sintomas da insolação que são semelhantes ao da exaustão pelo calor.

– Outra condição que merece atenção é a hiponatermia – ocorre quando a pessoa apresenta nível muito baixo de sódio no organismo. A pessoa parece até estar embriagada.

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