fisiologista destaca que treino e dieta para quem quer emagrecer não leva à hipertrofia


A maioria das pessoas que procuram uma academia têm por objetivo queimar gordura e/ou ganhar massa muscular. Na busca por resultados, quem quer anabolia acaba malhando para perder peso e, dessa forma, substituir a massa gorda pela massa magra. Mas, será que isso é eficaz? Segundo o fisiologista e diretor técnico do Physio Institute, Dr Turíbio Leite de Barros, o tema é complexo e os objetivos, antagônicos. “Para ganhar massa muscular é fundamental que exista o estímulo do exercício resistido, com um programa de exercícios com pesos muito bem elaborado, e o complemento das necessidades nutricionais. Ou seja, para ‘construir’ músculos é preciso ter um balanço calórico positivo, com ‘sobra’ de calorias que vão se transformar em massa muscular”, afirma.

Para remover a gordura, o balanço calórico deve ser negativo. A pessoa deve gastar mais do que consome e o programa de exercícios com ênfase nas atividades aeróbias é fundamental para secar as gordurinhas, enquanto a dieta “tranca a boca” e evita os ataques de gula.

“Os dois objetivos parecem incompatíveis, mas nada impede que a pessoa associe os exercícios aeróbicos, para reduzir a gordura, e os exercícios de força para desenvolver os músculos. Esse tipo de treino é, inclusive, o mais recomendado”, conta Dr. Turíbio. Outra indicação é programar um cronograma segmentado no qual, em uma fase a ênfase seja a queima de gordura e o fortalecimento muscular e, depois de algumas semanas, o programa de hipertrofia é priorizado com a adequação do aporte nutricional sem o abandono da atividade aeróbica. “O bom-senso, a disciplina e a persistência são a chave para qualquer um dos objetivos.”

Physio Institute

Centro paulista de fisioterapia e condicionamento físico individualizado. Dirigido pelo fisiologista Dr. Turibio Leite de Barros e pela fisioterapeuta Dra. Gerseli Angeli. O local dispõe de salas para treinamento supervisionado, piscina para hidroterapia, equipamentos de última geração como a esteira antigravitacional e a esteira curve. Sala de fisioterapia com equipamentos da mais alta tecnologia como terapia por ondas de choque, laser de alta potência, eletroterapia wireless. Programas especiais para crianças – Soccer Kids e Terceira idade.

www.physioinstitute.com.br 

Anúncios

Um comentário sobre “fisiologista destaca que treino e dieta para quem quer emagrecer não leva à hipertrofia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s