Especialistas e atletas falam sobre o lado bom e ruim do atletismo


 

Robson Caetano saiu da Baixada Fluminense onde nasceu para disputar finais olímpicas e grandes torneios internacionais. No atletismo, ganhou duas medalhas olímpicas. Aposentado das pistas, o atleta conta que o esporte fez muito bem para a saúde, principalmente na adolescência. “Melhora a qualidade de vida? Melhora porque você passa a ser um adolescente mais bem disposto do que um adolescente normal. Você encara com mais facilidade um resfriado, uma gripe, qualquer patologia.”

atletismo-modalidades-regrasA preparadora física Fabiana Veloso explica o que se deve levar em consideração na hora de uma prova de atlestismo. ”Na questão do atletismo é super importante você fazer toda uma preparação muscular, fazer um alongamento e um aquecimento das partes que vão ser mais exigidas, como panturrilha, quadril, a região da lombar que são musculaturas que vão ser super exigidas na hora das execuções dos movimentos repetitivos da corrida, do atletismo.”

O fisiologista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) Maurício Negri conta o que pode acontecer quando a pessoa não está bem preparada para o esforço que o atletismo exige do corpo. ”Ela pode ter lesões musculares, articulares, lesões de ligamento. Então, sempre que fizer atividade física começar com uma atividade moderada, isso é o mais importante. Esse problema todo de articulações geralmente está ligado ao impacto da corrida quando a musculatura da coxa e a articulação do joelho não estão preparadas ainda para uma atividade tão intensa como é a corrida.”

No geral, as recomendações para quem pratica atletismo de forma amadora são as mesmas das outras modalidades: fazer exercícios físicos com moderação e sempre acompanhados de um profissional.

Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

CONHEÇA A PÓS GRADUAÇÃO EM ATLETISMO, Clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s