Quem busca uma atividade física completa pode optar pelo Taekwondo


Quem busca uma atividade física completa pode optar pelo Taekwondo. Além de envolver o equilíbrio e concentração, a modalidade olímpica exige movimento de quase todos os músculos corporais

O praticante da luta deve utilizar equipamentos de proteção para a cabeça, tórax, região genital e pernas, e evitar ferimentos em função dos golpes. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok. Nos jogos olímpicos de 2012, que estão acontecendo em Londres, quem representa o Brasil lutando taekwondo são os atletas Diogo Silva e Natália Falavigna.  

De acordo com o ortopedista Sérgio Roberto Canarin Danesi, do Grupo Hospitalar Conceição, vinculado ao Ministério da Saúde, a forma mais adequada de evitar lesões é desenvolver a técnica adequada da atividade. “Os impactos que este esporte produz são comuns. O taekwondo exige que se tenha o movimento de saltar com uma perna só, chutar e dar soco, e para isso é necessário um impacto inicial exigindo dos músculos e das articulações. Por isso ele tem equipamentos próprios de proteção e é importante utilizar”, ressalta o ortopedista. 

A lutadora de taekwondo Débora Nunes participou, em 2008, da competição em Pequim, no Japão, e conta como a luta começou a fazer parte de sua vida. “Comecei porque eu gostava de artes marciais. Quando novinha (aos 12 anos) minha mãe queria que eu aprendesse uma arte marcial. Conheci através de um professor vizinho meu, que treinava na própria garagem. Desde então, me apaixonei e estou até hoje”, relata. Durante os 17 anos de prática, Débora conta que, por ser um esporte de muito impacto, já sofreu algumas lesões nos treinamentos. “Já operei o menisco, o ligamento cruzado posterior e já tive algumas microlesões. Hoje, eu tenho um treinamento diferenciado, com um preparador físico, que proporciona um menor impacto para não agravar as lesões já existentes”.  

O ortopedista Roberto Canarin ressalta a importância de um treinamento adequado para evitar lesões graves ao corpo. “É comum machucar os dedos dos pés e das mãos durante a prática do taekwondo, porque ao focar ou ao chutar se faz de forma inadequada. Então é importante ter a técnica do chute adequada, a técnica do golpe da mão adequado, para que evite os traumatismos. E também usar a proteção adequada no tórax para que não se tenha lesões também nas costelas”, alerta o médico.  

Histórico – Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial de origem sul coreana, criada em 1955. Nas Olimpíadas de Seul (1988), ela tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.   Assim como em quase todas as artes marciais, no taekwondo, o atleta muda de faixa de acordo com a evolução técnica do lutador. Durante a luta, não é permitido agarrar, dar soco no rosto, atingir abaixo da linha da cintura ou empurrar o adversário. Vence o lutador que conseguir provocar um nocaute. Se isto não acontecer até o final da luta, vence quem obtiver um maior número de pontos, que são conquistados através dos golpes.

Fonte: Portal da Educação Física

Anúncios

Um comentário sobre “Quem busca uma atividade física completa pode optar pelo Taekwondo

  1. Maravilhosa matéria.
    Obrigado por colocar sobre o Taekwondo, arte marcial que significa muito para minha vida pessoal e profissional.
    Obrigado
    Att,
    Agnaldo Cardoso Jr.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s