Santos usa tecnologia e monitora futuros “peixinhos” na Copa SP


O Santos optou por aliar a tecnologia ao dom revelador de talentos para a próxima Copa São Paulo. Próximo a estreia na competição, em 5 de janeiro, contra o Vitória de Santo Antão-PE, em Limeira, o clube monitora o rendimento de seus atletas através de um GPS com monitor cardíaco. O Terra acompanhou o jogo-treino dos “Meninos da Vila” contra o São José-SP, o último teste oficial antes do primeiro jogo na competição.

“Os 10 jogadores (titulares) são monitorados com um relógio acompanhado de um monitor cardíaco e um GPS que mede a distância percorrida, a velocidade atingida, a velocidade média e a velocidade de pico. Analisamos o material em tempo real, online, e sabemos a intensidade que queremos para cada jogador”, explicou Gustavo Jorge, fisiologista da base.

Com a ajuda de um tablet, fisiologista do Santos controla o desempenho físico dos atletas

Gustavo tem acesso direto ao desempenho individual de cada atleta através de um computador de mão e um relógio utilizado pelos jogadores que informa os dados específicos. Eles utilizam uma espécie de cinta peitoral por baixo do uniforme.

“A ideia de monitorar o atleta faz parte de um projeto de prevenção de lesões. Minimizamos as chances. Estou no clube há dois anos e tivemos uma redução de 47% das contusões musculares e articulares”, afirmou.

Para chegar pronto, o técnico Claudinei Oliveira optou por levar um time mais jovem, com atletas até 18 anos e que podem disputar a competição, para o último Campeonato Brasileiro Sub-20, no sul do País. Além disso, realizou um rodízio entre os jogadores para não sobrecarregar os que mais atuaram.

“Fizemos esse rodízio para evitar um risco maior de lesões. O treinador levou o time que vai para a Copa São Paulo, chegaremos no ápice da parte física na competição”, concluiu o fisiologista.

Nova estrela será titular

Claudinei Oliveira dará a Victor Andrade, de apenas 16 anos, mas já comparado com Robinho e que deve integrar o elenco profissional para a disputa do Campeonato Paulista, a oportunidade de começar como titular na competição.

“Ele é titular, pelo menos por enquanto. Um jogador rápido, que tem o drible, não tenho nenhuma preocupação especial com ele. Cabe a nós colocar o que temos de melhor. Ele já agradou até mesmo no profissional e se confirmar o que esperamos dele pode fazer uma grande competição”, disse.

O técnico alerta e diz que o time precisará de ajustes até o início da competição. Na vitória por 2 a 0 contra o São José, em três tempos de 30 minutos, Claudinei optou por um esquema sem um atacante fixo, de referência, e adaptou quatro meias de origem para atuarem juntos, dois como volantes.

O provável Santos para a estreia da Copa São Paulo: Guido; Caíque, Walace, Gustavo e Paulo Henrique; Lucas Otávio, Leandrinho, Bruno Lamas e Pedro Castro; Neilton e Victor Andrade.

Copa SP no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, mostra ao vivo e em vídeo a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2012. A partir do dia 4, o portal fará cobertura completa do principal torneio brasileiro de futebol de base, com transmissões de jogos e programas especiais sobre a competição. Os internautas poderão acompanhar até quatro partidas ao vivo por dia, inclusive com jogos simultâneos. O usuário também terá à disposição, no formato on demand, os gols de todos os jogos fornecidos pelo pool de emissoras que cobrem o evento.

A “Copinha”, apelido dado à competição, é considerada uma das maiores reveladoras de talentos do futebol brasileiro. Craques como Falcão, Kaká, Raí, Toninho Cerezo, Robinho, Rogério Ceni e Neymar, entre outros, disputaram o torneio, que é organizado pela Federação Paulista de Futebol desde 1987 e chega à 43ª edição em 2012.

Klaus Richmond
Direto de Santos
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s