Beber água durante o exercício deixa o estômago pesado? Nunca acredite nisso!


Um dos erros mais graves que alguém pode cometer é deixar de se hidratar adequadamente durante o exercício físico. Quando realizamos uma atividade física, cerca de 75% da energia que os músculos produzem se transforma em calor, e somente 25% vai ser aproveitada para realizar o trabalho físico. Portanto, a grande quantidade de calor produzida vai exigir uma intensa sudorese para evitar que a temperatura corporal aumente.

Esta produção de suor vai representar um risco de desidratação tanto maior quanto mais alta for a temperatura ambiente e a umidade do ar. A ingestão de líquidos será fundamental para preservar a integridade física e manter o desempenho. Não devemos, no entanto ingerir bebidas cuja concentração seja maior do que a do nosso sangue, ou seja, refrigerantes, sucos adoçados, etc. Estas bebidas são “hipertônicas”, e apesar de eventualmente terem sabor agradável, dificultam a reidratação decorrente da perda de água durante o exercício. O importante será então repor líquido através da ingestão de água ou de líquidos “isotônicos”, os quais são preparados com concentração igual à do sangue.

Para se ter idéia da importância da reposição hídrica, vale lembrar que a perda de água durante o exercício em um dia quente é da ordem de 1 a 2 litros por hora! Nunca corra o risco de se desidratar durante o exercício. A recomendação é ingerir líquido antes, durante e depois da atividade física. Não tenha receio de beber mais líquido do que o necessário. Pelo contrário, a sensação de sede muitas vezes é saciada antes da reposição de todo volume hídrico necessário.

Portanto, ao fazer atividade física, nunca tenha a preocupação de beber líquido demais.  Preocupe-se sim, em não beber menos do que o necessário.

Professor Turibio Leite de Barros
Fisiologista

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