Beber muita água pode fazer mal? Fisiologista diz que sim.


Qualquer excesso na nossa vida só traz pre­juízos, pode ser com comida, nas atividades físi­cas, trabalhar demais, dormir demais, qualquer exagero sem exceção, até mesmo be­ber muita água.

Ocorreram dois casos que chamaram atenção e viraram notícias de jornais pelo mundo. Um deles foi a morte de um britâ­nico que tinha a compulsão de beber água e o outro, a de uma norte-americana que participava de um concurso que premiava quem bebesse mais água sem ir ao banhei­ro. Os dois foram a óbito.

Um adulto com cerca de 80 quilos, que seja sedentário e esteja em condição ambien­tal neutra requer em média 2,5 litros de água por dia, ex­plica o médico fisiologista Rodrigo Lates. “Já uma pessoa fisicamente ativa, em ambien­te quente, precisa de cerca de 7 litros de água por dia. É água que não acaba mais e esta condição é inviável”, explica o fisiologista.

A intoxicação por água acontece quando o excesso não é eliminado pela urina ou pela transpiração, destruindo o equilíbrio natural. Os íons ficam muito mais dissolvidos que o normal e isso força as células a absorver mais água do que deveriam. Elas inflam e podem simplesmente estou­rar, como um balão cheio de líquido. Nestes casos, a morte normalmente é causada por este desequilíbrio que afeta o sistema nervoso central, prin­cipalmente o cérebro.

No início a intoxicação pode ser tratada com soro associado a eletrólitos, mas se não tratada é fatal. Ro­drigo explica: “Isso aconte­ce porque sódio faz a cir­culação dos nutrientes na parte externa das células regulando a pressão das artérias, auxiliando no bom funcionamento dos múscu­los, entre outros benefícios”, conclui o fisiologista.

Contudo, a água é o único solvente universal necessário as funções do metabolismo orgânico.

O organismo do ser hu­mano é constituido entre 70 e 75% de água.

Anúncios

4 comentários sobre “Beber muita água pode fazer mal? Fisiologista diz que sim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s