Aparelho permite que médicos monitorem a pratica de exercícios físicos à distância


Cardiologistas podem acompanhar rigorosamente o rendimento dos seus pacientes. Equipamento conta com leitor de eletrocardiograma, acelerômetro e GPS.

Equipamento foi desenvolvido pela Alive Technologies, uma empresa com sede em Queensland, na Austrália e tem como principal função monitorar a atividade física de pacientes cardíacos à distância. Com isso a empresa pretende atender a necessidade de rigor nos dados sobre a condição de saúde dos pacientes, tão necessários aos médicos, e em contra partida oferecer mais liberdade para aqueles que desejam se exercitar em casa.

Batizado de Alive o equipamento conta com um leitor de eletrocardiograma (ECG), um acelerômetro para medir a velocidade do paciente e um GPS para indicar a posição do mesmo. Em tempo real o Alive transmite os dados à distância através de uma rede sem fio Bluetooth enviando-os para um telefone celular, um computador ou uma central de monitoramento. A transmissão rápida permite inclusive auxiliar o paciente nos ajustes da intensidade nos exercícios durante a sua prática, além de indicar a localização do paciente para uma eventual emergência médica.

Depois de passar por um estudo envolvendo seis pacientes em um artigo publicado na revista PLoS ONE, foram apontadas a necessidade de melhorias no equipamentos. Mas mesmo neste pequeno estudo, o aparelho mostrou o seu valor: Em duas ocasiões distintas, os pesquisadores notaram anormalidades no ECG de um paciente e consultaram um cardiologista. Enquanto que o evento cardíaco acabou por ser benigno, o fato de que tais sutilezas terem sido detectadas o torna ainda mais promissor.

O equipamento pode no futuro ser uma dos elementos ativos no trabalho de professores de educação física aptos a trabalhar com grupos especiais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s