Saiba como evitar a “segunda-feira gorda”


Chega o fim de semana de uma pessoa que se dedica a atividades esportivas. Depois de cinco dias de exercícios, o sábado e o domingo permitem o descanso e diminuem a vigilância quanto ao peso. Na segunda-feira, a balança acusa que o indivíduo engordou, mesmo não exagerando à mesa. A situação é recorrente e contribui para uma preocupação exagerada nos fins de semana que virão. Mas especialistas na relação entre nutrição e preparo físico asseguram não haver motivo para alarme.

A elevação de peso nessas circunstâncias é comum, confirmam profissionais como o fisiologista do exercício Raphael Mafra. Mas a constatação não deve privar ninguém de comer aquilo de que gosta. “De um dia para o outro, em função de um fim de semana com menos qualidade na alimentação e no exercício físico, em comparação com o resto da semana, pode haver aumento de peso, mas eu não afirmaria que é gordura”, argumenta Mafra.

Acostumado a desenvolver treinos para atletas, o personal trainer Carlos Caramello esclarece que a variação na balança pode ter duas causas diferentes do ganho de gordura. A primeira hipótese é o metabolismo ficar mais lento nos fins de semana em consequência de a pessoa não se exercitar. A outra possibilidade é a retenção de líquidos no organismo, causada pela ingestão de sal ou de bebidas alcoólicas. Em ambos os casos, o funcionamento do corpo tende a voltar ao normal com a retomada das práticas desportivas ao longo da semana.

“O acréscimo não costuma ser nem massa gorda nem magra: é apenas o corpo retendo mais água, por isso a diferença de peso. Às vezes, comer uma comida mais saborosa no fim de semana acaba causando isso, pois está com uma quantidade de sal maior do que aquela que a pessoa está acostumada a ingerir durante a semana”, explica Caramello.

Além de não abusar do sal ou da cervejinha, outro jeito de não sofrer com isso é a prática de exercícios também aos fins de semana, ainda que de forma moderada, pois sair um pouco da rotina de exercícios com que o corpo está acostumado é positivo.

“Não há problema em malhar, ou fazer qualquer outro exercício nos sete dias da semana, mas o corpo precisa descansar. A maioria das pessoas que vão à academia não está ali por prazer, e sim para cuidar da saúde. Então é bom mudar o tipo de exercício para algo mais prazeroso. Sair para uma corrida, nadar”, defende Raphael Mafra.

Cuidados na medida em vez de paranoia

O estudante universitário Ivan Schneider procurou um acompanhamento nutricional para evitar a segunda-feira gorda. Desde então, para ele, ficou imperceptível o ganho de peso. “Tento não fugir do padrão alimentar considerado bom, evito hambúrgueres e refrigerantes”, relata Ivan, que malha e luta durante a semana. “Agora meu peso está sempre estável.”

Ele adota ainda a receita de variar de atividade física nos fins de semana, o que contribnui para o bom resultado do seu comportamento alimentar. “Se não pego minha bicicleta e dou umas pedaladas no Eixão aos domingos, vou correndo mesmo. Sem contar esse calor, que pede uns mergulhos no lago”, conta Ivan.

Estratégias à parte, o ponto central da boa saúde ainda está na alimentação adequada. “Exercício físico por si só não emagrece ninguém”, explica o fisiologista Raphael Mafra. “Se a atividade não for acompanhada de uma dieta regrada, o corpo continuará ganhando gordura. Só não fique preocupado demais com isso a ponto de não aproveitar suas comidas ou bebidas preferidas, até porque um churrasco ou um chocolate não lhe farão mal, se consumidos de forma controlada.”

O também estudante Ariel Sangaletti malha de segunda a sexta-feira e vê os quilos adquiridos no sábado e no domingo como estímulo: “Isso me reanima para que eu faça um treino mais intenso no início da semana e volte a uma melhor condição física”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s