Nos moldes do sucesso: o segredo da base do Inter


Preparação física da base colorada é destaque na ascensão de novos talentos

Taças no armário é o grande objetivo para qualquer categoria de base de um clube de futebol. No Inter não é diferente; longe disso. A base colorada é apontada como a melhor do Brasil em termos de títulos conquistados e jogadores revelados, segundo ranking nacional do site Olheiros, especializado no assunto. Mas o resultado de vitória no final é apenas a comprovação de um trabalho competente no início e no decorrer da temporada. A preparação física é um dos fatores responsáveis para isso ocorrer.

No detalhe, Elton (à frente), Leandro Damião e Ytalo em treino específico do Inter B

No futebol competitivo atual, o bom condicionamento do atleta torna-se imprescindível. Não é por acaso que se nota, em uma partida, o cansaço de uma equipe em relação à outra em um determinado tempo de jogo. De olho nisso, e pensando em cada divisão menor do Clube, o Internacional padronizou sua metodologia de trabalho neste quesito. “Do Inter B até o Sub-10, nós temos a mesma linha de pensamento para impor a preparação física. Isso facilita na ascensão dos jogadores para categorias superiores. Não há uma diferença grande que necessite de adaptação”, menciona o fisiologista colorado, Felipe Irala.

Sob olhares do preparador Hilário Melo, time B trabalha no suplementar

Reuniões

Para tornar este procedimento viável, os profissionais atuantes nesta área se reúnem semanalmente para debater sobre o assunto. Todas as quintas-feiras, preparadores físicos, fisiologistas e reabilitadores físicos se encontram no Beira-Rio em busca de novos métodos e tendências para implantar no Clube. Fato que ocorre há mais de quatro anos.

Profissionais da preparação física se reúnem semanalmente

Quem auxilia neste aperfeiçoamento são os preparadores físicos do time principal do Inter: Fábio Mahseredjian, Élio Carravetta e Flávio Soares. Estes profissionais trazem o conhecimento de fora do país para repassar ao pessoal. “Isso ajuda muito quando recebemos os garotos no grupo de cima. O Inter B e a equipe júnior possuem avaliações semelhantes às nossas. Então, os atletas já estão enquadrados nos índices desejados”, observou Carravetta.

Resposta em campo

Muitos são os exemplos oriundos deste eficiente trabalho na parte física dos garotos colorados. A subida para o grupo principal em nada afetou seu condicionamento. São os casos de Alexandre Pato, Sidnei, Sandro, Taison, Walter, que já deixaram o Clube, Marquinhos, Juan, Daniel e tantos outros. O mais recente é o garoto Eduardo Sasha, caso este que é muito curioso.

Em janeiro deste ano, ainda com 17 anos, o jovem meia-atacante foi campeão juvenil da Copa Santiago. Meses depois, subiu para o time júnior e esteve na conquista inédita da Punta Cup. Em ambas as competições, Sasha foi eleito o jogador destaque. No segundo semestre, ele integrou o Inter B para a vitoriosa campanha no título do Brasileirão Sub-23. Neste mesmo período, foi chamado pelo técnico Celso Roth para a equipe principal. As rápidas ascensões, sem afetar seu desempenho físico nos gramados, demonstram o resultado positivo da metodologia colorada.

> Confira os profissionais que integram a preparação física da base do Inter

Preparadores físicos

Hilário Melo – Inter B
André Volpe e Erick Dorneles – Júnior
João Goulart – Juvenil
Alex Kuhn – Infantil
Tiago Berger – Mirim
Samir Terra – Sub-13
Marcelo Alves Totta – Sub-12
Henrique Lisboa – Sub-11
Alisson Joe – Sub-10

Felipe Irala – Fisiologista
Luiz Augusto (Carioca) – Reabilitação física

* Matéria do repórter Marcos Bertoncello reproduzida da Revista do Inter nº 57

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s