Atletas já podem se inscrever para concorrer ao Bolsa Atleta 2011


Ser atleta não é fácil. Além da disciplina e dedicação aos treinos, o esporte exige gastos com material, alimentação, transporte e acompanhamento médico (nutricionista, fisiologista, ortopedista e outros). Para aliviar o bolso e desenvolver melhor os atletas com reais chances de medalhas, o governo disponibiliza o Bolsa Atleta. As inscrições para concorrer ao benefício já estão abertas e podem ser feitas nas Federações até o dia 30 deste mês. Os interessados devem ter no mínimo 12 anos, ter residência fixa de no mínimo três anos no DF e estar em plena atividade esportiva.

Em setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Medida Provisória que acaba com a proibição de patrocínio, reajusta os valores do Bolsa Atleta e cria a exigência de exames antidoping no atleta beneficiado. A partir do ano que vem a categoria Estudantil receberá R$ 370; a Nacional R$ 925; a Internacional R$ 1.850 e Olímpica/Paraolímpica R$ 3.100.

A assinatura do termo de adesão ao programa está marcada para 17 de dezembro, o que permitirá aos atletas receber o benefício a partir de janeiro. Os agraciados serão comunicados pela Secretaria de Esportes do DF.

Para os 20 melhores

Além do Bolsa Atleta, o governo criou a bolsa Atleta Pódio, que contemplará esportistas de modalidades individuais previstas nos programas das Olimpíadas e Paraolimpíadas e que estejam entre os 20 primeiros do ranking internacional. Os valores são definidos após análise feita pelo governo federal, confederações e eventualmente com patrocinadores, e podem chegar até R$ 15 mil. O benefício será válido por quatro anos, durante o ciclo olímpico, ou enquanto o atleta permanecer bem posicionado no ranking.

Quem pode concorrer:

– Atleta enquadrado no conceito de Olímpico e Paraolímpico, desde que tenha integrado a respectiva delegação brasileira nos jogos Olímpicos e Paraolímpicos, imediatamente anteriores à data de inscrição;

– Atleta enquadrado no conceito de Internacional A, desde que tenha conquistado medalha no Mundial ou Pan-Americano, imediatamente anterior à inscrição;

– Atleta enquadrado no conceito de Internacional B, desde que tenha conquistado medalha de ouro em Sul-Americano ou Pan-Americanao, imediatamente anterior à inscrição;

– Atleta enquadrado no conceito de Nacional A, desde que tenha conquistado medalha de ouro em divisão especial ou equivalente no Campeonato Brasileiro imediatamente anterior à inscrição;

– Atleta enquadrado no conceito de Nacional B, desde que tenha conquistado medalha de ouro nos Jogos Escolares e Universitários Brasileiros (JEBs e JUBs, respectivamente), imediatamente anterior à inscrição; e

– Atleta enquadro no conceito de Seleção Brasileira, desde que tenha participado de competição internacional oficial imediatamente anterior à inscrição.

Documentos necessários:

– Comprovante de residência no DF;
– Cópia da identidade e CPF;
– Cópia de Identidade Profissional (CIP) e comprovante de adimplência junto ao Conselho Regional de Educação Física (Cref) do profissional responsável pelo atleta;
– Declaração da instituição que comprove a prática dos treinamentos do atleta;
– Declaração da federação ou liga estadual, com existência comprovada mínima de três anos, devidamente reconhecida pelo Ministério dos Esportes, Comitê Olímpico ou Paraolímpico Brasileiro, confederações ou ligas nacionais;
– Comprovação oficial do resultado final do atleta na competição esportiva que se enquadre nas condições de premiação;
– Comprovante de contrato com plano de saúde;
– Declaração de vínculo com escola ou universidade no caso de atleta ter menos de 18 anos;
– Plano de Treinamento Anual; e
– Declaração da existência ou não de patrocinador do atleta.

Maiores informações pelo telefone 3342 1203.

14 comentários sobre “Atletas já podem se inscrever para concorrer ao Bolsa Atleta 2011

  1. ola a todos, ano passado disputei o campeonato internacional de jiu jitsu e fiquei em terceiro lugar na faculdade uniitalo ,e tenho outras classifaçoes melhores em campeonatos menores, gostaria de saber se posso concorrer a tão disputada bolsa atleta, entranto nao sou confederado , mas estou correndo atrz da papelada e vou me confederar.
    desde de ja agradeço a atenção de todos

    Curtir

  2. venho por meio desse email pedi uma orientaçao.
    durante essas sete semana fiz o condicionamneto de base
    bem feito,mas apos fazer um cross running ,fiz
    bobagem num domingo fui pedalar forte e depois de tres dias continuei com a
    musculatura muito cansada memso tomsndo bcaa certinho alimentçao tanbem
    fui alongar com de costume ,e quando acabei de alongar a minha conha inchou
    proximo ao joelho ,tive uma distençao muscular
    acabei jogando a base que fiz toda fora ,falta de aviso do meu amigo que me passa os treinos nao foi ele era um corredor elite tanbem eu to começando tenho seis messes de treino somente
    pensei que era cainbra mas nunca tive isso nem cainbra nem distençao muscular to colocando gelo e tomando analgesico o local nao esta roxo nao so inchado quanto tempo geralmente demora para sarar uma distençao to chateado comigo mesmo por ter colocado o corpo acima do que podia
    tav com seis mese de treino ja fazendo um tenpo de 35 min nos 10km tenho trinta ano
    espero sua resposta se voce puder me ajudar com algma informaçao ou alguem da comiçao com algumas dicas de recuperaçao desde
    ja agradeço abraço sucesso em tudo boa sorte.

    Curtir

  3. Olá pessoal sou atleta moro em Manaus sou do powerlifting levantamento de peso o esporte mais pesado da terra,com muito esforço e dedicação que consegui meus titulos e conkistas,hj sou atual campeã sul americana,e dezembro de 2010 consegui a título de atleta revelçao do ano a melhor atleta do estado.Mas apesar de tdo esforço prokuro divulagr meu esporte nos jornais revistas tvs e rádios.Prokuro patrocinio por tds os lados,mas não aparece ninguém que queira me ajudar,pra conseguir recursos para as minhas viagens fora daki de Manaus tive que promover feijoadas,vendi inclusive meu computador.pra ir ao sul americano uma vergonha,mas isso foi motivo de noticia kundo voltei mesmo assim.Não tive sucesso,Sou sozinha pois não tenho familia prokuro no esporte forças pra continuar vivendo, há 2 anos perdi minha única familia minha MÃE,mas espero que algúem possa ler isso.E saber que aki do outro lado do mundo tem alguém que aesar dos obstáculos do esporte e dificuldades da vida é BRASILEIRA e não desiste NUNCA…!!!Um forte abraço.Luh

    Curtir

  4. oi sou Alef Kauan moro em Campo Grande ms eu sou um atleta de judo, que um esporte praticado em quase todo mundo eu ja participei de 30 campeonatos e ganhei 27 eu tenho 21 medalhas de ouro 2 de bronze e 2 de prata e dois troféu de primeiro lugar ja sou bi campeão do campeonato brasileiro bi campeão do campeonato estadual e queria saber se eu poderia ganhar essa bolsa para pode pagar as tarifas e viagens de campeonatos .

    Curtir

  5. meu nome é Luciano siqueira sou professor e jogador de frontenis no clube athletico paulistano estou levando equipe brasileira de pelota basca para o campeonato mundial sub 22 30 metros de pelota basca que será realizado no México em Guadalajara agora dia 20 de julio de 2011 o único quadra ,frontao, do Brasil esta no meu clube interessados em jogar e conhecer meu tel 011 81670668 ainda tem tempo de ir ao mundial estamos sem time feminino temos 4 vagas para jogar frontenis e paleta com hospedagem e alimetaçao por 10 dias pago pela federaçao internacional entre http://www.fipv.net/

    Curtir

  6. Meu nome é Luciano Juarez e não estou conseguindo me cadastrar no Bolsa Atleta na categoria internacional
    Como faço para fazer meu cadastro?
    Sou atleta avançado Internacional de Kung Fu e já representei o brasil e fui campeão Mundial nessa modalidade em um evento com mais de 18 delegações estrangeiras mas não tenho Patrocínio Como faço para obitelo?

    Curtir

Deixe um comentário

