Fisiologista monitora atletas para que não sintam muito o efeito da disputa de um jogo com temperatura elevada


Hidratação tem sido a palavra mais ouvida no Barradão desde nestes dois últimos dias, quando os jogadores rubro-negros passaram a treinar às 15 horas visando se adaptar ao horário do jogo contra o Vasco, neste sábado, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

Como em Salvador não tem horário de verão, a partida marcada para 16 horas (Horário de Brasília) será às 15 horas no horário normal. Consequentemente, os jogadores vão enfrentar o forte calor desta época do ano na capital baiana, e o fisiologista Valter Abrantes juntamente com o preparador físico Ednilson Sena cuida para que os atletas não tenham um elevado aumento da temperatura corporal.

De acordo com o fisiologista, a temperatura ambiente aumentada transfere calor para o corpo, que somado ao calor gerado pelo esforço físico aumenta a temperatura corporal e como conseqüência ocorre uma diminuição do desempenho no jogo.

“O ideal é manter um bom estado de hidratação e a partir da véspera do jogo (sexta-feira) beber bastante líquido, mesmo que não sinta sede”, explica o professor Valter Abrantes.

Como a desidratação é cumulativa, ou seja, pode ir-se instalando ao longo dos dias, não se deve deixar para hidratar apenas minutos antes do jogo. Valter pessoalmente orienta os jogadores a consumirem água, suco, água de coco e gatorade. O trabalho dos massagistas dobrou porque a cada intervalo do treino, eles distribuem garrafas e sacos plásticos com os líquidos para os jogadores.

Os jogadores foram orientados a verificar a quantidade e a cor da urina, pois uma quantidade reduzida e a uma cor muito amarelada são sinais de desidratação. No vestiário e na concentração, Valter Abrantes afixou cartazes como as recomendações.

Por ocasião do jogo Goiás x Vitória, dia 10 de outubro, jogado às 16 horas (o horário de Brasília), o árbitro paulista da Fifa, Paulo César Oliveira, com 30 minutos paralisou para que os jogadores pudessem se hidratar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s