Suplementação com Whey Protein ajuda a diminuir a gordura corporal


Whey Protein é muito mais do que um suplemento esportivo, é um alimento funcional que pode melhorar a composição corporal.

Na correria do dia a dia, é comum se descuidar da alimentação, por isso, tem sido cada vez mais comum a indicação da reposição de nutrientes, como complemento das refeições diárias, principalmente para quem pratica atividades físicas. A última palavra em suplementação é o Whey Protein, uma proteína extraída do soro do leite, que entre seus inúmeros benefícios, se destaca pela queima da gordura. Por ser uma proteína solúvel, de fácil absorção, ela entra rapidamente no corpo e fornece os aminoácidos essenciais para a manutenção e ganho de massa magra (músculos), aumento do metabolismo e queima de gordura, durante e pós-exercícios.

Dr. Mohamad Barakat, explica que a suplementação alimentar com o soro Whey Protein é importante para fornecer as proteínas que podem estar faltando, ou que não são encontradas em quantidades suficientes na dieta. A proteína é a “matéria-prima” principal dos músculos, e responsável pela construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos, fornecimento de energia, regulagem dos processos metabólicos, crescimento, regeneração e substituição de diferentes tecidos do corpo.

Estudos comprovaram que dietas com maior relação proteínas/carboidratos são mais eficientes para o controle da glicemia e da insulina, favorecendo a redução da gordura corporal e a preservação da massa muscular durante a perda de peso.

“A suplementação com Whey Protein, comparada com qualquer outra proteína, possui um valor biológico maior, sendo facilmente absorvida, utilizada e retida pelo organismo”, explica Dr. Barakat. “Análises metabólicas revelaram que a suplementação com o soro possibilita o aumento do metabolismo, o consumo de energia e a consequente queima de gordura e aumento da massa muscular magra.”

O especialista descreve um estudo realizado nos EUA, que comprova que o estresse oxidativo, produzido durante a atividade física, contribui para o desenvolvimento da fadiga muscular e diminuição do desempenho. O estudo também mostra que a suplementação com o soro (20 gramas/dia, por 12 semanas), aumenta o status da glutationa, um antioxidante importante no sistema de defesa do organismo, contra os danos provocados pelos radicais livres. Os níveis de glutationa diminuem com a idade e altas concentrações de glutationa parecem determinar a composição corporal, o desempenho atlético (anaeróbico) e a redução significativa na percentagem de gordura corporal, em adultos jovens e saudáveis. Estes benefícios foram obtidos sem o estímulo de exercícios físicos, no entanto, a combinação de exercícios e suplementação, parece propiciar uma melhora ainda mais acentuada na composição corporal.

“Após ministrarmos o uso do Whey Protein é possível aumentar a potência dos trabalhos físicos e melhorar o rendimento, isso porque o alto teor de cisteína da proteína do soro resulta no aumento da concentração de glutationa, um composto importante que reduz o estresse muscular pós-treino”, diz Dr. Barakat.

Cada vez mais pessoas se tornam adeptas ao uso do Whey Protein, já que seu consumo não se restringe apenas aos atletas. Seus benefícios vão além de coadjuvante nas atividades físicas, se tornando indispensável  para o pós-operatório (especialmente as cirurgias de redução de estômago), pacientes em radio e quimioterapias, desnutridos e inclusive portadores de câncer (por conta da alta concentração de glutationa).  Gestantes, crianças e pacientes com patologias e tratamentos crônicos, por exemplo, podem se beneficiar desta fonte protéica, desde que não tenham alergia a derivados de leite e que recebam orientação médica sobre a quantidade e horários a consumir.  Ele pode ser encontrado com diversas marcas e em três principais apresentações: Isolado, Composto e Hidrolisado, sendo que o Whey Protein Hidrolisado é o que apresenta os melhores resultados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s