Conheça um pouco mais sobre a fisiologia no Ceará


 

Lucas Henrique Martins Oaks, de apenas 25 anos de idade

 

Desde 2009, com a gestão do Presidente Evandro Leitão, o Ceará Sporting Club montou um Departamento de Fisiologia capacitado e com grandes profissionais. O fisiologista do clube, Lucas Oaks, nos conta um pouco mais sobre o seu trabalho e deixa clara a sua satisfação em fazer parte de uma comissão técnica competente.

Confira a entrevista com Lucas Oaks:

O que é Fisiologia do Exercício?
Fisiologia do exercício é uma ciência derivada da Fisiologia Humana. A fisiologia busca entender o funcionamento das funções dos diversos sistemas do corpo humano, estudando as adaptações, agudas e ou crônicas, promovidas pelo treinamento, exercício, no corpo dos atletas.

Quando a Fisiologia do Exercício teve início no futebol?
Teve início no final da década de 70 quando o preparador físico da seleção olímpica, Luiz Inarra procurou o Prof. DR. Emerson Silami no Laboratório de Fisiologia do Exercício na Universidade Federal de Minas Gerais, para que fosse planejado testes e avaliações físicas da Seleção Olímpica Brasileira de Futebol. Em 1984 o Cruzeiro Esporte Clube efetivou o Prof. Dr. Emerson Silami como fisiologista do clube, sendo um dos clubes pioneiros no Brasil à criarem o Departamento de Fisiologia do Exercício.

Quais as principais atividades?
O fisiologista do exercício baseia suas atividades em aplicação de testes e exames físicos a fim de diagnosticar o condicionamento físico e identificar as características individuais dos atletas, e de todo o grupo, orientando as sessões de treinamento. Também atua no controle da carga das sessões de treinamento. Avalia a composição corporal dos atletas visando peso e percentual de gordura ideal para cada atleta. Trabalha em intercessão com a fisioterapia na transição do departamento médico para o campo com o objetivo de evitar a reincidência precoce de lesões.

Como se sente trabalhando no Ceará Sporting Club?
Estou em Porangabuçu desde o final de agosto de 2009. Para mim foi e está sendo uma honra participar da comissão técnica do Ceará Sporting Club. Estou feliz com a oportunidade de trabalhar em um clube de torcida incrível, uma das maiores, visando ser o maior do Nordeste. O Ceará me possibilita ter os mesmos aparelhos que outros grandes times do Brasil possuem em seu departamento de fisiologia como o Cruzeiro Esporte Clube, desta maneira, posso realizar meu trabalho corretamente e contribuo com o crescimento e sucesso da equipe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s