Maratona de jogos provoca explosão de lesões no Brasileiro


Problemas musculares atormentam clubes na reta final do torneio

Dentinho se machucou na partida em que voltava após lesão

A falta de organização do futebol brasileiro explica boa parte das dezenas de lesões que tomam conta da Série A do Brasileirão. Hoje, são 56 jogadores nos departamentos médicos dos 12 principais clubes do país – quase o dobro em relação ao mesmo período do ano passado. A maratona de jogos imposta pelo bagunçado calendário nacional vem provocando uma explosão de problemas musculares.

Na quinta-feira, os clubes do Brasileirão chegaram à 14 rodada seguida sem uma semana completa de descanso. Foram 14 partidas disputadas em 49 dias – em média, um jogo a cada 84h. A sequência foi provocada pela pausa de quase 40 dias no campeonato durante a Copa do Mundo, o que espremeu o restante do calendário.

Com dois ou até três compromissos por semana, os jogadores estão sensivelmente mais sujeitos a lesões, principalmente musculares, já que não se consegue fazer o trabalho adequado de condicionamento físico com os atletas.

– O mais afetado é sempre a musculatura. É o elemento mais vulnerável. E também todas as estruturas do aparelho locomotor, como articulações e cartilagem. Elas sofrem com o esforço repetitivo – diz o fisiologista Turíbio Leite de Barros Neto, que trabalhou durante 25 anos no São Paulo.

Anúncios

Um comentário sobre “Maratona de jogos provoca explosão de lesões no Brasileiro

  1. Não resta dúvidas que esse calendário insano é um grande responsável pelas lesões. Porém não devemos colocar a culpa apenas no calendário. É esencial uma via aberta de comunicação Fisiologista – Preparador físico, para controlar as cargas de treinamentos imposta, investir em meio e métodos de recuperação e uma boa logística de viagem. O calendário nos foi apresentado desde o início do ano. Vale de aprendizado para os próximos anos qnd verificarmos o excesso de jogos em pouco tempo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s