AS BARATAS SOBREVIVEM SEM A CABEÇA?


Uma das maiores baratas do mundo

Andava a navegar pela internet quando descobri tal frase: “sabias que as baratas conseguem sobreviver sem cabeça?” e pôs-me a pensar se isto seria possível, e apesar de saber um pouco da morfologia dos insetos não estava a associar, mas depois de uma pesquisa rápida sobre tal assunto aqui fica a solução à pergunta:

Em primeiro lugar, a decapitação em humanos resulta em uma hemorragia e queda na pressão sanguínea, dificultando o transporte de oxigênio e nutrientes até os tecidos vitais.
Depois ao contrário das baratas, os humanos respiram pela boca ou nariz e esses processos são processados pelo cérebro, logo nunca conseguiriam viver mais de 2 minutos, exagerando já um pouco as coisas.

Pelo contrário Joseph G. Kunkel, fisiologista e bioquímico da University of Massachusetts Amherst que estuda o desenvolvimento das baratas, concluiu que “após o corte da cabeça da barata, o pescoço do inseto ‘fecha-se’ com a coagulação, não havendo uma hemorragia descontrolada”. Além de que todo os órgãos vitais se encontram no resto do corpo, como o sistema circulatório.

E por isso, a resposta a tal pergunta é sim, as baratas conseguiriam sobreviver sem cabeça durante alguns dias, até ficarem sem alimento. Sabe-se também que a cabeça também se mantém viva sem o corpo pelo menos por algumas horas. Não se podia esperar outra coisa de um animal que muitas vezes é citada como o único provável sobrevivente a um holocausto nuclear.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s