Homens são mais calorentos?


Os termômetros se elevam, chegam a mais de 30ºC e em muitos lares a temperatura entre os casais também aumenta, devido às brigas. O motivo: sentir mais calor que o companheiro, geralmente, é o homem e quem deseja ligar o ar condicionado por não suportar a alta temperatura.

Mas, será mesmo verdade a afirmação de que os homens sentem mais calor e toleram melhor o frio do que as mulheres? A resposta, de acordo com especialistas é que sim. E mais, explica o fisiologista Raul Santo de Oliveira, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o metabolismo do homem é naturalmente mais acelerado do que o da mulher, por causa da maior quantidade de massa muscular. Isso faz com que ele produza e sinta mais calor e, consequentemente, transpire mais.

O calor é produzido dentro das células, principalmente nas células musculares, quando o corpo produz energia. Depois, ele sai da célula, vai para o sangue e para a pele, onde será eliminado pela transpiração. Como a massa muscular do homem é maior do que a da mulher, naturalmente ele produzirá e sentirá mais calor, esclarece o fisiologista. Entretanto, apesar da diferença de massa muscular, a capacidade de funcionamento do organismo do homem e da mulher é igualmente eficaz. E isso não torna a mulher menos eficiente para controlar a temperatura, completa Raul de Oliveira. Mas, se o homem for menor e mais magro do que a mulher poderá ter menos massa muscular sendo esse um dos fatores que faz com que ele sinta menos calor do que ela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s