Fisiologista aposta na recuperação de Kaká aos gramados


Aproveitando a participação na 5ª Semana de Educação Física, promovida pela Universidade de Uberaba, o fisiologista Turíbio Leite de Barros, que já trabalhou na seleção brasileira e é um dos nomes mais respeitados da área, falou com exclusividade à equipe de esportes do Jornal da Manhã.

Formado em Biomedicina pela Escola Paulista de Medicina, com especialização, mestrado e doutorado em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Turíbio trabalhou por 25 anos no São Paulo Futebol Clube, de onde foi demitido em julho passado, fato que o deixou chateado pela forma como aconteceu e que ele prefere não comentar.

Atualmente Turíbio vem acompanhando de perto a recuperação do meia Kaká, jogador do Real Madrid, e tem estudado propostas recebidas por grandes clubes do país, dentre eles o Corinthians e o Pinheiros, ambos de São Paulo. Sobre a proposta do Corinthians, o fisiologista se limitou a dizer que uma reunião entre ele e a diretoria está marcada para quarta-feira, dia8. Entretanto, Turíbio se mostra animado com a proposta do clube Pinheiros. “Digamos que é uma proposta de atuação fora do futebol. Trata-se de um projeto visando a formação de atletas, inclusive os jovens que poderão participar das Olimpíadas de 2016, no Brasil, bem como os que estarão nos próximos jogos olímpicos, em 2012”, salientou.

Sobre o craque Kaká, eleito o melhor jogador do mundo em 2007, Turíbio diz ter certeza absoluta de que o atleta voltará a atuar em alto nível, assim que retornar aos campos. “Ele teve muitas dificuldades, passou por um período onde não conseguiu ser o mesmo jogador, principalmente por causa desse problema físico que, agora, eu tenho certeza que se resolveu.  Livre daquilo que o impediu de jogar bem, me arrisco a dizer que o Kaká volta a ser o melhor do mundo”, afirmou, observando que o meia não tinha condições físicas e clínicas para atingir o desempenho esperado dele na Copa do Mundo, disputada na África do Sul. “Quando vejo a situação que se desenhou no pós-Copa, concluo que não foi a melhor ideia ele jogar do jeito que jogou”, ressaltou.

A preocupação com o amigo Kaká se estende a outros atletas novos. Para ele, projetos que visam melhorar a condição física do jogador têm de ter como prioridade não prejudicar nenhuma das qualidades que o atleta possui. O trabalho a ser desenvolvido, diz ele, precisa preservar o talento e as qualidades, a natureza do gesto esportivo do futebol, ou seja, não pode apagar o diferencial do jogador. “Quando se consegue, realmente, um resultado sem que o talento seja prejudicado, não tenho dúvida de que é perfeitamente possível dar força, velocidade, resistência e até mais proteção ao jogador”, declarou, citando o atacante Robinho, hoje no Milan, como um exemplo típico de atleta que não conseguiu um físico tão bom quanto poderia para brilhar na Europa. “Não vou citar nomes. Mas todos sabem que o jogador tem que ter disciplina, determinação, e deve ser engajado na importância de certos hábitos de vida que não comprometam seu desempenho profissional. Muitos deixam de ser ainda melhores por não terem uma vida profissional compatível com a de atletas de alto nível, pois é necessário fazer certas concessões para se manter no auge”, ponderou.

Dicas. Aproveitando a oportunidade, o fisiologista também indicou alguns pontos a serem seguidos pelos novos atletas, sobretudo aqueles que pretendem se profissionalizar. “Nem sempre é a estrutura física e os bons equipamentos que fazem a diferença. Procurar uma boa orientação, um bom grupo de profissionais é muito importante. O atleta é aquele que deve se beneficiar do conhecimento dos outros”, concluiu.

Anúncios

Um comentário sobre “Fisiologista aposta na recuperação de Kaká aos gramados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s