Luta para superar o escândalo, culpa do fisiologista?


Lucimara Silvestre

Ainda falta cumprir um ano de suspensão. Contudo, Bruno Lins e Lucimara Silvestre já demonstram superar o trauma por terem flagrados no doping, no Mundial de Berlim, em agosto do ano passado. Calmos, nenhum dos dois guarda mágoa do que ocorreu. Estão na fase de dar a volta por cima e trabalhar para retornar às competições no ano que vem. Como a suspensão acaba em 14 de junho, a meta é obter o índice para o Mundial, em agosto, e para o Pan-Americano, em outubro de 2011.

Para Lucimara, a rotina está quase igual a de antes. Todo dia ela vai à pista de atletismo da Unesp – quando não está treinando, ajuda seu novo técnico, Eliseu Sena, nas aulas. “Não parei de treinar, e estou feliz com meus resultados. Estão melhores do que nas minhas últimas competições”, vibra. Prova disso veio quarta-feira, quando a competidora de heptatlo diz ter marcado um dos seus melhores treinos no salto em distância: “Fiz mais de 6,70 metros.”

O velocista Bruno, por sua vez, virou colega de academia do técnico Inaldo Sena, que foi banido assim como Jayme Netto, e conta os dias para voltar a correr. Só falta acertar o planejamento com um dos principais velocistas brasileiros: André Domingos. “Dedé, além de amigo, vai ser meu treinador”, se alegra Bruno.

Mesmo a pausa de um ano e a acusação de doping não arranharam a imagem de Bruno. “Ele é uma promessa no atletismo. Me senti na obrigação de treiná-lo. Ele precisa de uma injeção de ânimo para recuperar a auto-confiança”, explicou André.

Bruno Lins

O novo técnico de Lucimara também é só elogios à pupila. “Ela é fora do padrão. Mas falo para ter calma que vai estar bem no ano que vem”, comenta Eliseu.

Para garantir vaga no Mundial e no Pan, os atletas terão pouco mais de um mês para conseguir o índice para as provas. No entanto, o período é suficiente, segundo eles. “Para meu histórico, um mês é muito tempo. Em 2009, consegui logo na primeira competição”, diz Bruno. Lucimara também não tem dúvidas de que vai conseguir. “Faço o índice de olhos fechados”, afirma.

O dia. Apesar de se mostrarem recuperados, nem Bruno nem Lucimara gostam de falar sobre o exame positivo, divulgado no dia 4 de agosto. A sensação que vem à memória, porém, é a mesma – de surpresa. “Não acreditei no que estava acontecendo. Quando você age com maldade você até espera ser acusado, mas não foi o meu caso”, diz Bruno.

Agora, a ingenuidade ficou para trás. Quando chegou a Prudente, Bruno precisou se acostumar com a pressão no grupo. “Se você fica com neura, o pessoal começa a te zoar, dizer que não tem nada demais. Aprendi que tem de ter neura, sim.”

Apesar de garantir que faria tudo igual novamente, por confiar em Jayme, Lucimara passou a desconfiar de todos. “Se eu deixar uma garrafa aqui e for correr, na volta, vou trocar de água, com certeza”, afirma.

Fisiologista Jayme Netto

Fisiologista. Acusado por todos, mas sem ter se pronunciado, nem punido, o fisiologista Pedro Balikian Júnior – quem aplicava as injeções de EPO – segue a vida normalmente. Professor permanente da Unesp, ele voltou a dar aula na faculdade, assim como Jayme Netto.

Durante um ano, os atletas já encontraram com Balikian pelas ruas de Prudente. No entanto, preferiram não conversar. “Falo só um “oi”. Não temos o que dizer”, afirma Lucimara. Já Bruno não teve essa oportunidade – Pedro desviou o caminho quando o avistou. “Ele deve ter pensado que eu iria bater nele”, acredita o atleta, que, se conversasse com Balikian, diria apenas: “Você foi um idiota, sacana. Poderia ter sido mais honesto.”

Sobre o silêncio do fisiologista, Lucimara até prefere que seja assim. “Ele não falou quando precisava, agora melhor ficar quieto, não vai adiantar”, explica.

Os olhos brilhantes e o sorriso no fim de cada frase provam que os dois atletas entraram em novo ciclo. Bruno, por exemplo, quer voltar a ser entrevistado, mas por um motivo melhor. “Espero que, no ano que vem, a gente volte a conversar”, disse ao se despedir da reportagem do Estado.

fonte: uol

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s