Equipe de Basquete realiza avaliação isocinética em Campinas


Jogador Diego no Isocinético

Visando uma melhor preparação para a temporada, a Winner Limeira Basquete realizou na semana passada avaliações isocinéticas em seus atletas no Instituto Wilson Mello, em Campinas.

De acordo com o fisiologista da Winner Limeira, José Francisco Daniel, a avaliação isocinética estuda e compara a força, resistência e o equilíbrio da musculatura flexora e extensora. Foi realizada também a avaliação da estabilidade da articulação do joelho.

Para o fisioterapeuta do Instituto Wilson Mello, Rafael Tambascia, um dos objetivos desta avaliação é a prevenção de lesões musculares. “O objetivo é avaliar a força muscular desempenhada pelos grupos musculares identificando desequilíbrios que possam interferir na prática ou no retorno às atividades esportivas ou recreacionais atuando também como um método preventivo e terapêutico a lesões musculares”. Tambascia completa que a avaliação isocinética traz a possibilidade de um programa específico de exercícios para cada atleta. “Com a realização deste exame é possível ter a orientação objetiva de um programa de exercícios em função do eventual déficit encontrado”.

O fisiologista José Francisco Daniel reforçou a importância da realização desta avaliação. “Em primeiro momento é importante porque passamos a conhecer a situação do atleta em relação à saúde dos membros inferiores, em especial a articulação do joelho, que é a de maior risco de contusão para um atleta do basquete. A partir desta avaliação podemos direcionar o trabalho ao nível individual. Após a realização de exercícios específicos, as lesões durante o campeonato devem diminuir”.

Acompanhe abaixo uma entrevista com o Fisioterapeuta Rafael Tambascia sobre a realização da avaliação isocinética.

WINNER – Como você explica o funcionamento da avaliação isocinética? Para que ele serve?
RAFAEL TAMBASCIA – A avaliação isocinética permite o estudo da função dinâmica dos músculos através da avaliação quantitativa do arco de movimento, da força e de variáveis do desempenho muscular. O objetivo é avaliar a força muscular desempenhada pelos grupos musculares identificando desequilíbrios que possam interferir na prática ou no retorno às atividades esportivas ou recreacionais atuando também como um método preventivo e terapêutico a lesões musculares.

WINNER – Qual a importância da realização desta avaliação?
RAFAEL TAMBASCIA – A importância da avaliação refere-se ao estudo do equilíbrio muscular e a diferença em determinados grupos musculares comparando o lado dominante com o contralateral. Avaliações na pré-temporadas determinam o desempenho muscular do atleta sadio ou, frente a eventuais patologias do aparelho locomotor, sua recuperação pós-lesão e possíveis sequelas. Durante a temporada pode-se também observar como o atleta está evoluindo na competição em termos de fadiga ou queda de rendimento. Com a realização deste exame é possível ter a orientação objetiva de um programa de exercícios em função do eventual déficit encontrado.

WINNER – Quais as vantagens que a Winner Limeira terá ao longo da temporada com a realização deste exame?
RAFAEL TAMBASCIA – O exame permite investigar os atletas que apresentam desequilíbrios musculares, gerando parâmetros mais eficazes e objetivos para treinamento ou tratamento a ser realizado. Dessa forma o exame torna-se importante como forma de prevenção de lesões, retorno ao esporte após lesão de forma segura e eficaz, melhora no rendimento final da equipe com atletas bem preparados para suportarem a longa temporada de demanda física.

WINNER – Fale um pouco sobre o Instituto Wilson Mello. Quais serviços ele oferece?
RAFAEL TAMBASCIA – O Instituto Wilson Mello é um centro de saúde multidisciplinar que oferece solução completa para o aparelho locomotor envolvendo diagnóstico, intervenção, reabilitação e condicionamento físico destacando-se por sua proposta inovadora de oferecer saúde e qualidade de vida através de ações preventivas, educativas e corretivas a todos os que, de algum modo, buscam melhorar seu desempenho físico, e para atingir este objetivo o instituto Wilson Mello possui em sua equipe médicos ortopedistas, fisioterapeutas do esporte, educadores físicos e nutricionistas que trabalham de forma integrada.

Anúncios

Um comentário sobre “Equipe de Basquete realiza avaliação isocinética em Campinas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s