VOLEI – Atletas do Sada Cruzeiro são testados pelo Departamento de Fisiologia do Clube


Em sua quarta semana de treinamentos, visando a preparação para as competições da temporada 2010/11, a equipe de vôlei Sada Cruzeiro faz nos últimos dias uma série de testes, realizados pelo Departamento de Fisiologia do Cruzeiro. No CT do Barro Preto os profissionais celestes avaliam vários aspectos físicos dos atletas do voleibol, como força, velocidade, agilidade, potência e condição cardiorrespiratória.

Para o preparador físico do Sada Cruzeiro, Giovani Foppa, os dados vão auxiliar muito nos treinamentos. “Estamos analisando a condição física atual dos jogadores, em quesitos que são específicos para o voleibol. Alguns testes, como os de salto por exemplo, servem para controle de treinamento durante toda a temporada. Esses dados nos darão uma visão melhor de como estão todos os atletas. E a partir disso podemos estipular os programas de treinamento e individualizar essa preparação o máximo possível”, disse Giovani, destacando a importância da troca de experiências com os outros profissionais do Cruzeiro.

Os testes são coordenados por Emerson Silami, responsável pelo Departamento de Fisiologia do Cruzeiro, junto com Eduardo Pimenta, preparador físico do futebol profissional e coordenador de performance da categoria de base, e ainda Daniel Coelho, preparador físico e fisiologista das categorias de base.

Estes profissionais do Cruzeiro também realizam pesquisas e participam de laboratórios do Cenesp, Centro de Excelência Esportiva da UFMG, na avaliação da capacidade física de atletas de alto rendimento.

O preparador físico Daniel Coelho, do Cruzeiro, explica que a intenção é realizar um trabalho de longo prazo. “Os parâmetros de comparação são específicos para a modalidade voleibol. Após um período de treinamento a gente quer repetir esses testes para monitorar os resultados. O objetivo é aproximar a comissão técnica do voleibol com os outros departamentos do Cruzeiro”, disse Daniel.

No sábado passado, 17, a equipe Sada Cruzeiro finalizou os testes na Toca da Raposa II.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s