COMO ENCONTRAR CULPADOS?


por Dr. Wanderley Rondini Filho
—————————————-
Campinas, SP, 04 (AFI) – Estamos, mais uma vez, trazendo assuntos relevantes ao maior momento do esporte para o futebol: a Copa do Mundo de 2010. O que vimos foi um festival de grandes jogadores cortados antes mesmo da convocação, outros durante os preparativos, e ainda outros que não tinham condições de estar nesta competição, acabaram disputando.

E o que vimos foram grandes estrelas como Kaká, Rooney, Luis Fabiano, Xavi, Drogba e etc que não renderam aquilo que deles se esperavam.

De quem é a culpa? Da escassez de grandes jogadores no futebol mundial? Do momento especial ou de erros na hora da convocação? Função também dos departamentos médicos apostarem, lógico, entre aspas, nas condições clinicas destes jogadores. Não foram convocados e dados como aptos apenas pelos treinadores, mas sim, por toda uma comissão técnica que inclui médico, fisioterapeuta, fisiologista e, vou mais longe, psicólogo que tem função importantíssima na avaliação do grupo e individual do comportamento do jogador.

Vimos jogadores sem um mínimo de juízo em determinados momentos da competição, que prejudicaram suas equipes. Aí, voltamos na primeira mensagem que deixamos sobre a importância medica.

Durante a competição, um caso que chamou muito a atenção foi o Elano, atleta que temos muita simpatia por ter iniciado sua carreira no Guarani de Campinas, quando lá estávamos. Quadro de trauma na sua perna direita, segundo Dr. Runco não deveria ser problema para a partida contra Portugal, e até hoje não voltou.

O Fisioterapeuta Rosan, na saída do jogo contra o Chile, disse com todas as letras que o caso que preocupava era o de Julio Batista. O que se passa, ninguém fala a mesma língua, não pensaram junto, ao que parece não era uma equipe médica. Estamos há distancia, mas com experiência suficiente para, pelo menos, questionar o que se passou, portanto, nossa eliminação também teve participação, infelizmente de nossa comissão medica, assim como de outras seleções.

Questionamentos que ficam são “se a Copa do Mundo deveria ser disputada no final de temporada européia”, “se realmente de 4 em 4 anos”, explico pois alguns atletas em idade um pouco mais avançada que se lesionam talvez não tenham outra oportunidade, período um pouco mais longo da competição para se tratar um atleta que se lesiona e por ai afora.

Aguardamos Brasil 2014, com certeza com nova comissão técnica.

Fonte: futebol interior

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s