Fisiologista do Botafogo usa tecnologia e explica testes físicos na intertemporada


Foram seis sessões de treinamentos após o recesso de dez dias. Entre avaliações físicas, musculação e treino físico no campo, os jogadores trabalharam em dois períodos quinta-feira, sexta-feira e sábado, em clima de seriedade e de muito empenho. Afinal, são estas atividades que nortearão a comissão técnica para o restante do ano, começando pela intertemporada que será realizada a partir de segunda-feira, na Granja Comary.

Prof. Altamiro

Para auxiliar as avaliações físicas, observadas de perto pelo fisiologista Altamiro Bottino e pelos preparadores físicos, a tecnologia. Neste sábado, no CT João Saldanha, os equipamentos chamaram a atenção, principalmente um circuito de atividades montado no campo.

“Na musculação usamos o Optojump, um sensor infravermelho, que nos ajuda a medir impulsão, agilidade e índice de fadiga. Sabemos a forma como cada um salta, uma informação que pode ser usada para correções ou para a comissão técnica explorar até durante os jogos”, diz Altamiro Bottino, adicionando.
“No campo colocamos sensores de velocidade, pardais mesmo. São tiros de 40 metros, há um sensor até os 10 metros e outro até o fim do percurso. Assim, sabemos quem larga rápido, quem mantém o ritmo e quem o aumenta”, explicou ele, que teve o auxílio também de Gustavo Marques, fisiologista da base.
Ao mesmo tempo em que as atividades são feitas, Marcelo Xavier, da Tempo Real, já colhe os dados e os organiza. Rapidamente, as informações estão disponíveis para Joel Santana e para a comissão técnica.Os jogadores também têm acesso aos seus próprios números.
Com o uso da tecnologia, é possível coordenar o ritmo das atividade individualmente (com trabalhos específicos, se necessário) e analisar a característica de cada jogador, o que de melhor pode ser retirado dele. Por este motivo, a dedicação dos atletas se faz fundamental.

Fonte: Site Oficial do Botafogo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s